Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

19-05-2018 Im Fang - Oberberger - Acherstutz - Maischupfen - Gros Brun,Schopfenspitz - Untere Jansegg - Zur Eich, Fribourg, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 16,05km
subida total: 1366m
descida: 1366m
altitude máx: 2104m
altitude min: 920m
caminhada efectiva: 5h
tipo: circular
track: aqui


video do dia

Neste sábado caminhei na região de Jaun, cantão de Fribourg, na semana anterior tínhamos passado por ali e ficámos com boa impressão, desde a estrada viam-se várias cruzes em vários picos desde a estrada, analisei o mapa em casa no dia anterior e escolhi um desses picos, ao passar em Im Fang, vi uma placa azul, indicando caminho alpino, a placa marcava 3h35m para o Schopfenspitz/ Gros Brun( em francês), pareceu-me bem, tendo em conta que o pico tem 2104m e que quase toda a caminhada se desenrola em face Sul estava convencido que a neve não iria causar problema.
Partindo de Im Fang dirijo-me para Oberberg, o trilho passa a pé posto por um curto período de tempo, volto a reencontrar a estrada e sigo para Acherstutz onde percebo que estava mais a Oeste que o trilho, cortei então a encosta à mesma altitude direção Este até passar em Vorder Maischupfen, o trilho passa novamente a pé posto e as marcações a azuis e brancas, ganho rapidamente altitude e em 20 min chego a Maischupfen, um circo se apresenta à minha frente e as marmotas marcam presença com o seu assobio estridente.
Neste ponto não é fácil perceber por onde subimos para sair deste circo, sigo para norte e ao chegar à barra rochosa vejo um corredor escondido à minha direita cheio de neve, é por lá que segue o caminho. Aproximo-me do corredor para ver o estado da neve e analisar se poderia continuar, devagarinho lá fui avançando, chegando ao fim desse corredor ao olhar para trás fiquei sem vontade nenhuma de voltar a passar ali, tinha que descobrir outra forma de descer, neste momento começo a ver relâmpagos, ok era hora de acelerar o passo.
Do topo deste corredor ao pico Schopfenspitz(2104m) demorei uns 20 min, quando cheguei ao pico o tempo continuava a degradar-se, olho bem para a face Sul e vejo pessoas, ok é por ali que tenho de descer.
Desci a face sul a festo e numa zona de barras rochosas encontro a malta que andava por ali, andavam a securizar a área antes de meter o gado nas pastagens.
Continuei a descer ao som dos trovões, passo em Untere Jansegg e acelero o passo na descida para Zur Eich, neste ponto começa a chover à bruta, corremos então até chegar ao carro onde chegamos completamente encharcados, já tinha saudades de conduzir até casa em boxers, eheh.
Alguns registos
Im Fang



Hochmatt






Gros Brun




Gastlosen

Maischupfen






o estreito corredor a subir

a descida ia ser bem mais delicada, felizmente desci por outro lado
Gros Brun




Gros Brun



panorama nublado




descida pela face Sul


Gastlosen


Gros Brun ao centro


Sem comentários:

Enviar um comentário