27-05-2018 Plan Carré - La Challa - Gros-Moléson - Le Moléson - Crête de Moléson - Teysachaux - Belle Chaux - Mifori - Tsuatsau Dessous - L'Erbive, Fribourg, Suisse

ficha técnica:
distância: 16,18km
altitude máx: 2002m
altitude min: 1090m
caminhada efectiva: 5h
tipo: circular

Que caminhada simpática!
Começo a caminhada deste Domingo em Plan Carré(1142m), que acedi a partir de Albeuve. Subo para norte, passo ao lado de 3 chalets e uns 15 min depois passo em La Challa(1445m), uns 10 min depois continuando para norte passo em Gros-Moléson(1529m), aqui começa uma das partes mais interessantes do percurso, o trilho segue a meia encosta e contorna a face Sul do Moléson, chegado a uma bifurcação sigo as indicações Le Moléson, passo em Tsuatsau Dessus(1735m) e continuo a subir para Norte, rapidamente passo no colo(1919m) e faço uma rápida visita ao pico Le Moléson(2002m)
Regresso ao mesmo colo onde tinha passado e sigo pela simpática crête de Moléson durante uns 2,5kms até chegar ao sopé da face Este do Teysachaux, nesta parte é preciso usar as mãos aqui e ali mas nada complicado, esteticamente bonito!
Pouco depois chegava ao pico do Teysachaux(1909m), uma vez mais o tempo ficou melhor com o avançar do dia e já via céu azul. Fiquei por ali algum tempo e iniciei a descida pela face Oeste fazendo assim a travessia deste simpático pico.
Desci para Belle Chaux(1510m) por um belo trilho e aqui chegado procurei na carta o melhor caminho para regressar ao local de início, passo em Vieille Chaux , Les Moilles, Mifori, Tsuatsau Dessous e L’Erbive terminando esta bela caminhada a meio da tarde.
Alguns registos

lac de la Gruyére

Crête de Moléson

Teysachaux

algo técnica a subida para Teysachaux

Dent de Lys
Lac Leman
nós no Teysachaux
Crête de Moléson

é sempre um prazer caminhar com a Xarah