12-08-2018 Gasenried - Riedberg - Platthorn(3245m), Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier


Ficha técnica:
Distância - 15,34km
Subida total - 1638m
Descida total - 1638m
Altitude Max - 3245m
Altitude min - 1620m
Tipo - linear
Cotação - T4 
Caminhada efectiva - 6h
track: aqui


video do dia

Neste Domingo fomos para o Vale de Zermatt, em St. Niklaus subimos na direcção de Grächen e antes de lá chegar viramos à direita para Gasenried onde estacionamos o carro.
Partindo de Gasenried seguimos pela estrada asfaltada um bom bocado rumo ao interior do vale, passamos numa igreja onde existe os painéis com vários trilhos, neste ponto começamos a subir, ignoramos o trilho para o Bordierhütte e seguimos as indicações Plattja, continuamos algum tempo pelo interior da floresta e começamos a subir para Este, o trilho ziguezagueia encosta acima, por volta dos 2400m já vemos o objectivo do dia, o Platthorn(3246m), por volta dos 2500m continuava sem ver mariolas na direcção pretendida, altura em que um numeroso grupo de cabras me vieram visitar, certamente por causa da Xarah.
Abandonei o trilho marcado e começo a subir a festo para Este sem trilho definido, por volta dos 2650m encontrei umas marcas azuis numas rochas e pensava que tinha encontrado o bom trilho, segui por um trilho uns 15 minutos mas depois vi que as marcas seguiam na direcção do colo farichlicke, situado a Sul do Platthorn, como a subida directa para o pico tinha bom aspecto continuei a festo para Este, a progressão não é tão rápida mas é um desafio engraçado jogar com a disposição dos blocos para progredir no terreno, por volta dos 3050m aproximei-me da aresta Sul do pico, com 3h40m chegava ao pico do Platthorn(3246m).
Fiquei por ali uma meia hora, o tempo estava agradável mas as nuvens cobriam todos os picos à minha volta, foi pena, comi algo e retomei a caminhada, desta feita desci pela aresta Sul até próximo do colo mas a um determinado momento voltei a descer para Oeste completamente fora de trilho, jogando uma vez mais com o terreno, depois voltei a descer a festo para reencontrar o mesmo trilho marcado que tinha usado na subida.
2 horas depois de sair do pico regressava ao local de início dando por terminado mais um belo fim de semana no especial cantão do Valais, a minha casa!
Vamos aos registos 


Gasenried










Riedberg


Platthorn à vista
























Platthorn










Matterhorn ao centro














Rieddgletscher



Sem comentários:

Enviar um comentário