19-08-2018 Le Tour - Refuge Albert 1er - Aiguille du Génépi des Grands(3263m), Chamonix, Haute-Savoie, France

texto e fotografias: Xavier
Aiguille du Chardonnet, Aiguille Verte, Mont Blanc e glaciar du Tour
Ficha técnica:
Distância - 12,86km
Subida total - 1800m
Descida total - 1800m
Altitude Max - 3263m
Altitude min - 1480m
Tipo - linear
Cotação - T5 até à antecima, 8/10m de escalada exposta até ao pico
Caminhada efectiva - 7h
track: aqui


video do dia

Depois de algum tempo desde a última visita regressámos a Chamonix, o maciço do Mont Blanc é conhecido pelas típicas agulhas graníticas, não existem muitos picos 3000 a fazer em modo caminhada, sem utilizar material de escalada, um deles é a Aiguille du Génépi, sabia que pelo menos até à antecima do pico não era escalada.
Partindo de Le Tour(1480m), passamos os campos relvados rumo ao glaciar du Tour, esta variante de subida que segue pela moreia é bem mais dura que a via normal, mas também muito mais rápida. 
Em certas partes o caminho é extremamente inclinado e tem uma ou outra parte exposta, com 2h10m de caminhada passo no refúgio Albert 1er, abandono o trilho marcado e subo para NE apontando ao ponto 3094m, à direita do Col des Grands, existem mariolas mas o caminho nem sempre é evidente, em certas partes a ajuda das mãos é bastante útil.
Chegado ao ponto 3094m é possível ver o resto do caminho, a aresta a seguir para Este, enquanto isso à minha esquerda tenho o Glaciar des Grands.
A aresta mete algum respeito, quando cheguei ao ponto 3094m fiquei algo reticente, tinha mau aspecto o seguimento da coisa. 
Comi algo, meti o capacete e continuei a marcha, todos os obstáculos são contornados pela esquerda, nunca precisei de calçar os crampons, nunca meti os pés no glaciar, aqui ou ali usei as mãos em alguns passos de escalada fáceis.
Na antecima do pico tem uma grande mariola de onde se tem já uma vista magnífica, a Aiguille du Génépi(3263m) encontra-se ali a uns 200m a norte, sabia que para subir ao topo é preciso alguns passos de escalada delicada, aproximo-me da face e vejo o tal sítio delicado, uma queda ali não é nada bom, contornei o pico pelo lado esquerdo e fui quase até ao colo du Génépi, esta parte tem que se fazer rapidamente, é uma zona propícia à queda de pedras, subi ao pico norte e vi que talvez fosse possível fazer pico se eu conseguisse atingir o pequeno colo entre o pico norte e o pico Sul.
Voltei um pouco atrás e subi para esse pequeno colo com alguns passos de escalada fáceis mas completamente expostos, era interdito cair ou escorregar ali, com 4h20m de caminhada chegava à Aiguille du Génépi, fiquei no pico uns 20 minutos a apreciar a magnífica paisagem enquanto que as nuvens iam ganhando os cumes.
Desci cuidadosamente, mesmo muito cuidadosamente, e voltei à antecima onde almocei tranquilamente, deixando as partes delicadas para trás. 
Dali ao carro tinha que perder 1800m de desnível, em 2h15m regressava ao local de início, descendo a um bom ritmo, mas sem correr, magnífico este regresso ao maciço do Mont Blanc.
Alguns registos 
Le Tour








glacier du Tour






Refuge Albert 1er







Mont Blanc
Aiguille Verte
Aig. du Chardonnet







ponto 3094m
glacier des Grands


ponto 3094m



siga











antecima

antecima


Aiguille du Génépi des Grands

Mont Blanc
ao olhar para trás para a antecima



parte delicada


Aiguille du Génépi des Grands


aiguilles du midi

glacier des Grands


et voilá! no sommet!

Aiguilles du Pissoir e Aiguilles du Tour

glacier du Tour
vista para a antecima


no sommet






xau aí



que local magnifico














refuge Albert 1er













Sem comentários:

Enviar um comentário