10-11-2018 Le Flon - Lac de Taney - La Combe - Les Jumelles - Mont Valeur, Valais, Suisse

Ficha técnica:
Cotação - T4
Caminhada efectiva - 5h30m
track: aqui

Magnífico fim de semana com duas belas caminhadas com um caracter alpino.
No Sábado regressei ao Lac de Taney, estacionei no parque de estacionamento de Miex Le Flon, como de hábito.
Subi pelo estradão de terra batida porque o trilho pedestre está fechado devido a obras.
Com 35 minutos de caminhada passo no Lac de Taney, continuo para Montagne de Loz, mesmo caminho que fiz para as Cornettes de Bise, no ponto 1757m saio à direita rumo a NE, subindo para La Combe, deste ponto subo por um trilho evidente pela face Sul do Les Jumelles, pouco antes de atingir a aresta dou com um primeiro grupo enorme de bouquetins, curiosos com a Xarah, fiquei por ali uns 15 minutos a apreciar aqueles belos animais.
Retomo a caminhada e pouco depois chego à aresta Oeste do Les Jumelles, este pico tem uma antena meteorológica e duas cruzes, conta com algumas passagens T4, que podem ser evitadas pela face Sul sendo a face Norte constantemente escarpada.
A vista é fabulosa, fazia um frio incrível, uma brisa fresquinha, vale a pena ir à segunda Cruz para ter vista para o Lac de Taney.
Almocei por ali tranquilo e passado uma meia hora tive que retomar a caminhada, estava a gelar.
Continuei pela aresta Oeste e segui sempre por essa aresta até ao Mont Valeur, aresta bastante estética. Chegado ao Mont Valeur continuei para Sul na direcção do Mont Gardy, onde encontrei um segundo grupo de bouquetins, desta feita só machos, vi também um pequeno corredor onde tem uma corda instalada que deduzo que seja para a subida ao Mont Gardy que pelo aspecto nunca pensei que fosse acessível sem equipamento de escalada.
Regressei a La Combe e o resto do percurso foi pelo mesmo caminho.
Alguns registos

Les Jumelles, o pico onde vou é o da esquerda
Lac de Taney

a aresta rumo ao Mont Valeur

Les Jumelles

Mont Gardy

mais um grupo de bouquetins