03-12-2018 Circuit Huemul Day 4, Bahia de los Témpanos - Estancia Rio Tunel - El Chaltén, Parque Nacional Los Glaciares, Patagonia Argentina

texto e fotografias: Xavier

Ficha técnica:
Distância - 25,89km
Subida total - 750m
Descida total - 615m
Altitude Max - 606m
Altitude min - 251m
Tipo - linear
Caminhada efectiva - 9h
track: aqui


video do dia

Quarto e último dia deste maravilhoso circuito Huemul, acordei como previsto por volta das 5h20m para ir apreciar o nascer do sol, uma vez mais o céu estava bastante nublado, o Sol assim que saiu da linha horizonte escondeu-se nas nuvens, fiquei por ali uma hora e tal até ir ter com a Tixa à tenda para tomar o pequeno almoço. 
Este é sem dúvida o dia mais confuso ao nível da navegação e preparem-se para molhar os pés. Começamos por seguir uns piquetes em madeira com a ponta vermelha, depois de nos afastarmos um pouco do lago voltamos a caminhar durante 1 km à beira do lago na Bahia C. De Hornos, até tomar a direcção NE , é aqui que a coisa se torna confusa ao atravessar vários pântanos, o trilho deixa de ser evidente e tivemos por diversas ocasiões de recorrer ao telemóvel para nos situarmos em relação ao trilho, sabendo que o rumo a tomar seria sempre NE , o tempo ficou cada vez melhor o que também ajudou à boa disposição da malta que levava a esta altura os pés encharcados!
Entretanto descemos na direcção do lago Viedma e continuamos para Norte, pouco depois chegávamos à Tirolesa, almoçámos antes de a passar, outro ponto alto deste percurso, que comédia!
Nesta refeição esgotámos as nossas rações, a Tixa completamente distraída na conversa acabou por comer a bolonhesa toda que era suposto partilhar comigo, que pinceleira! Comi as últimas barritas e atacámos a Tirolesa, mais uma parte super castiça!
Uns 15 minutos depois passávamos na Estancia Rio Túnel onde oficialmente termina o circuito Huemul, foto de grupo e felicitações a todos.
Mas faltava regressar a El Chaltén, uns bons kilometros ainda nos separavam de lá, seguimos por um trilho pleno Norte sempre a direito durante alguns kilometros rumo à Hosteria El Quintar, o problema é que ao aproximarmo-nos da Quinta havia uma vedação que se estendia de Este a Oeste e impedia a passagem, ainda vimos um portão mas como se trata de propriedade privada nunca sabemos o que pode acontecer, voltámos a subir e passámos atrás da Hosteria, depois ainda caminhámos uma boa meia hora , 45 minutos até reencontrar o trilho que tínhamos apanhado 4 dias atrás não muito longe das instalações do parque nacional, deixámos logo os papéis dos registos do percurso numa caixa de correio e corremos para a pastelaria à entrada de El Chaltén, estávamos todos esganados e com uma vontade enorme de beber uma coca cola, comemos ao todo umas 4 ou 5 empadas e uns 2 ou 3 bolos cada um, era hora de comer à bruta! Que forma de dar por terminada este circuito Huemul, trocámos contactos com os nossos amigos e dissemos um até breve.
Seguiu-se um belo banho no mesmo hotel , Kai si Une, e um bife de 500g de vaca com fritas e ovos estrelados no restaurante Rancho Grande. 
Foi uma experiência inesquecível estes 8 dias em El Chaltén, ficará na história este belo recanto na Argentina, no extremo norte do enorme Parque Nacional Los Glaciares.
Viva El Chaltén, Viva a Argentina!
Alguns registos 
Bom dia Icebergs



















 que dia maluco, meia hora antes chovia...







 Lago Viedma

 condor




a Tirolesa



 Bahia Rio Tunel


 Estancia Rio Tunel



 o Fitz Roy e a aresta do Loma de las Pizarras, percorrida alguns dias antes



 El Chaltén à vista
primeira das 3 rondas! Grande abraço El Chaltén!

Sem comentários:

Enviar um comentário