08-06-2013 Lindoso - Rio Cabril - Branda da Torre Grande, Serra Amarela/Serra Santa Eufémia, PNPG

Começámos a caminhada já depois de ter passado pelo Lindoso, um pouco antes da ponte em direcção a Espanha, subimos a encosta a Sul até encontrar um estradão que continua para Sul, paralelo ao Rio Cabril, a ideia era tentar chegar à Mata do Cabril mas com as nuvens que estavam procurámos fazer algo em cotas mais baixas, o estradão começa a perder altitude em direcção ao rio, ignoramos uma primeira ponte e continuamos na mesma margem para atravessar o Rio Cabril um pouco mais à frente na ponte de Portamaceira com a Torre Grande e Pequena já bem definidas à nossa frente, a partir daqui o trilho de pé posto simplesmente desaparece, as mariolas estão lá, mas a vegetação já tomou o caminho, com alguma persistência fomos andando, na carta o trilho de pé posto termina a Este da Torre Grande mesmo ao lado da ribeira de Gavião, tínhamos curiosidade de ver o que haveria para ali, certamente algo relacionado com uma branda, e é mesmo.
 Primeiro chegamos a uma bela casarota e depois de andarmos por ali a deambular, atravessamos o rib. de Gavião numa ponte muito fina e é possível ver vestígios de uma branda com uma dimensão considerável no interior de um carvalhal e que deixou ainda mais curiosidade para saber um pouco da sua história, talvez numa próxima ida para aqueles lados, Branda da Torre Grande deduzo que seja o nome correcto.
Esquecida a opção de tentar fazer algo circular, quer seja subir à Santa Eufémia ou até ao Cabeço do Modorno regressámos pelo mesmo caminho. Alguns registos


 albufeira do Rio Lima



 Torre Grande à esquerda e Torre Pequena à direita


 Torres do Lindoso
 a dita segunda ponte
 poças convidativas





 Xarah!
 elas estão lá



 casarota

 ribeiro do Gavião




 vários muros e vários restos de construções







 Torre Pequena




Sem comentários:

Enviar um comentário