Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

21-06-2013 Refuge des Mottets - Col de La Seigne - Rifugio Elisabetta - Mont Favre - Cormayeur, TOUR DU MONT BLANC, França/Itália

ETAPA 6

Sair do refúgio(1870m) por volta das 5.30 foi a melhor opção, o tempo esteve a nosso favor, por vezes não é aconselhado sair tão cedo por causa do gelo mas correu bem, foi o dia em que caminhámos mais, cerca de 30km, mas é uma etapa com uma paisagem consecutivamente fenomenal. 
Começámos a subir tranquilamente e em 2 horas chegámos sem qualquer problema ao Col de la Seigne(2516m), fronteira França/Itália e seguramente um dos pontos altos, a todos os níveis, em todo o TMB, vistas brutais, Agulha dos Glaciares, Monte Branco, Agulha Preta de Peuterey entre outros. Por ali ficámos, seguramente, uma hora a apreciar e a gastar "rolo". Do colo descemos para o interior do Vallon de la Lex Blanche para Nordeste, naturalmente o trilho estava tapado com neve mas é intuitivo, passamos próximo do Refúgio Elisabetta(2200m) cerca de um hora depois de termos passado o colo e continuamos a descer até à base do vale em direcção a uma estrada e ao Lac de Combal. 
Já na estrada e com o Lac de Combal à nossa esquerda tínhamos duas opções, seguir em frente e percorrer o Vale Veny e descer por estrada até Cormayeur, optámos por virar à direita e seguir a rota principal que sobe a vertente para percorrer o Val Veny pela cumeada, passamos em alguns abrigos abandonados(Alpe inf. de L`Arpe Vielle) e continuamos a subir até um outro abrigo(Alpe sup.) de onde víamos o Glaciar do Miage em toda a sua extensão, por ali almoçámos, já os cumes esses estavam escondidos nas nuvens.
Repasto tratado subimos o pouco que faltava até um miradouro natural, descemos logo de seguida e continuamos por uns kms sem desníveis acentuados até ao Col Chécrouit, zona que já nos era conhecida, descemos até ao Refugio Maison Vielle(1956m), tomámos um refresco e decidimos o que fazer, ficar ou arrancar era a dúvida. Já tínhamos visto uns sítios impecáveis para montar a tenda mas isso significaria que na manhã seguinte íamos começar por descer 750m até Cormayeur(1220m), ainda a tarde ia a meio pelo que continuámos por mais hora e meia/duas e descemos até Cormayeur. Abastecemos no Carrefour local, jantámos num jardim algures no centro de Cormayeur e antes da noite cair continuámos pelo TMB até à saída da localidade, numa zona onde já não havia casas procuramos uma zona plana para montar a tenda. Por volta das 22h estávamos despachados e prontos para o merecido descanso, foi um dia muito intenso mas muito muito bom. Vamos aos registos, que não foram nada fáceis de escolher.    
Refuge des Mottets

Agulha dos Glaciares




a subir para o Col de La Seigne





2 ibex


já próximo do colo

um zoom ao refúgio Robert Blanc


Agulha dos Glaciares e Monte Branco


Monte Branco
Col de la Seigne


Monte Branco
nós no colo
Col de la Seigne














Monte Branco
Monte Branco



Rifugio Elisabetta

Rifugio Elisabetta








Agulha Negra de Peuterey 



Lac de Combal
Lac de Combal


bota adrenalina
Glaciar do Miage



Val Veny

Glaciar do Miage















Glaciar do Miage




Val Veny







Rifugio Maison Vielle
toca a descer para Cormayeur


Dolonne e Cormayeur


Cormayeur
wild camp! love it!!

Sem comentários:

Enviar um comentário