ETAPA 8
Neste dia deixamos Itália para trás e voltamos a entrar na Suiça naquele que poderia ser o último obstáculo do Tour por causa da neve, o Grand Col Ferret(2537m).
As primeiras horas da manhã são normalmente a melhor hora para caminhar e para ver os cumes, mas onde houver neve é gelo.
Saímos do Refúgio Bonatti(2025m) por volta das 6 rumo à Suiça, o trilho contorna a encosta durante uns 4km antes de começar a descer até ao Chalet Val Ferret(1784m), onde aproveitámos para tomar um cappuccino e repor energias. Continuamos para Nordeste rumo ao Refúgio Elena(2062) onde começa a derradeira subida até ao colo que por vezes tem uma inclinação engraçada.
À medida que nos íamos aproximando do colo os receios que tínhamos iam desaparecendo, não havia motivo para preocupações, bastava desfrutar.
No Grand Col Ferret(2537m), olhando para trás temos ao fundo o Col de La Seigne e o Val Veny, bem mais próximo temos o Val Ferret, quase que conseguimos desenhar o percurso dos últimos 3 dias. Já olhando para a frente saltava à vista a muita neve com que a Suiça se apresentava, assim como camadas de nevoeiro baixo a grande velocidade, ali perto do nosso lado esquerdo temos o Mont Dolent que aquela hora já estava nas nuvens, este é o pico que faz a fronteira entre os 3 países Itália/Suiça/França.
Colo significa sempre paragem obrigatória, desde que o tempo o permita, as nuvens já tinham tapado os cumes do maciço mas de resto tava-se bem ali.
Felizes e contentes descemos primeiro por um mar branco, abandonada a neve continuamos a descer até um pequeno refúgio de nome La Peule , um pouco mais à frente num prado foi hora de ligar os fogões.
O trilho segue para Norte em direcção a La Fouly, passamos numas quantas pontes e nuns quantos pequeno núcleos rurais, em La Fouly abastecemos alguma carne e comprámos novamente um barbecue descartável manhoso, já no fim de pagar tivemos a sensação que fomos "roubados" mas "um dia não são dias", a Suiça não perdoa, é mesmo expensive!!
Atravessamos a localidade e fizemos o barbecue à saída do parque de campismo, mas este barbecue não era como o que tínhamos experimentado anteriormente, este não funcionou e já não dava para ir reclamar, toca a ligar os fogões! Entretanto começaram a cair uns pingos, era hora de ir montar a tenda, ainda andámos uma boa meia-hora para procurar um sítio porreiro e acabou por ser a uns 100m do trilho do TMB já uns 2km depois de La Fouly.
Vamos aos registos..
bela vista para o pequeno almoço
360 Rifugio Bonatti
Col de La Seigne
Monte Branco
Bonatti
Grand Jorasses
um zoom ao Mont Dolent
já na descida para o Val Ferret
Chalet Val Ferret
com direito a desenho e tudo
Val Ferret nas costas
Refugio Elena
Elena
zoom ao Mont Dolent
já bem perto do colo
Vista Suíça
Vista Itália
360 Grand Col Ferret
Grand Col Ferret
Val Ferret
na direcção do Mont Dolent
nós por lá
é bem mais alta que eu esta camada
parte manhosa
La Peule
nevoeiro maluco
é ali o supermercado do "assalto!"
Muito lindas fotos. Um abraço
ResponderEliminarFernando (Ferran)
Olá Fernando!
EliminarNum sítio como aquele o difícil é tirar fotos feias!
Já íamos para lá outra vez, não?
Grande Abraço
Xavier