23-06-2013 Rifugio Bonatti - Chalet Val Ferret - Grand Col Ferret - La Peule - La Fouly, TOUR DU MONT BLANC, Itália/Suiça

ETAPA 8

Neste dia deixamos Itália para trás e voltamos a entrar na Suiça naquele que poderia ser o último obstáculo do Tour por causa da neve, o Grand Col Ferret(2537m).
As primeiras horas da manhã são normalmente a melhor hora para caminhar e para ver os cumes, mas onde houver neve é gelo.
Saímos do Refúgio Bonatti(2025m) por volta das 6 rumo à Suiça, o trilho contorna a encosta durante uns 4km antes de começar a descer até ao Chalet Val Ferret(1784m), onde aproveitámos para tomar um cappuccino e repor energias. Continuamos para Nordeste rumo ao Refúgio Elena(2062) onde começa a derradeira subida até ao colo que por vezes tem uma inclinação engraçada.
À medida que nos íamos aproximando do colo os receios que tínhamos iam desaparecendo, não havia motivo para preocupações, bastava desfrutar.
No Grand Col Ferret(2537m), olhando para trás temos ao fundo o Col de La Seigne e o Val Veny, bem mais próximo temos o Val Ferret, quase que conseguimos desenhar o percurso dos últimos 3 dias. Já olhando para a frente saltava à vista a muita neve com que a Suiça se apresentava, assim como camadas de nevoeiro baixo a grande velocidade, ali perto do nosso lado esquerdo temos o Mont Dolent que aquela hora já estava nas nuvens, este é o pico que faz a fronteira entre os 3 países Itália/Suiça/França.
Colo significa sempre paragem obrigatória, desde que o tempo o permita, as nuvens já tinham tapado os cumes do maciço mas de resto tava-se bem ali.
 Felizes e contentes descemos primeiro por um mar branco, abandonada a neve continuamos a descer até um pequeno refúgio de nome La Peule , um pouco mais à frente num prado foi hora de ligar os fogões.
O trilho segue para Norte em direcção a La Fouly, passamos numas quantas pontes e nuns quantos pequeno núcleos rurais, em La Fouly abastecemos alguma carne e comprámos novamente um barbecue descartável manhoso, já no fim de pagar tivemos a sensação que fomos "roubados" mas "um dia não são dias", a Suiça não perdoa, é mesmo expensive!!
Atravessamos a localidade e fizemos o barbecue à saída do parque de campismo, mas este barbecue não era como o que tínhamos experimentado anteriormente, este não funcionou e já não dava para ir reclamar, toca a ligar os fogões! Entretanto começaram a cair uns pingos, era hora de ir montar a tenda, ainda andámos uma boa meia-hora para procurar um sítio porreiro e acabou por ser a uns 100m do trilho do TMB já uns 2km depois de La Fouly.
Vamos aos registos..
bela vista para o pequeno almoço
360 Rifugio Bonatti
Col de La Seigne
Monte Branco
Bonatti

Grand Jorasses

um zoom ao Mont Dolent

já na descida para o Val Ferret

Chalet Val Ferret
com direito a desenho e tudo

Val Ferret nas costas

Val Ferret
na direcção do Mont Dolent
nós por lá

é bem mais alta que eu esta camada

parte manhosa

La Peule

nevoeiro maluco

é ali o supermercado do "assalto!"