24-06-2013 La Fouly - Orsiéres, TOUR DU MONT BLANC, Suiça

ETAPA 9

É sem dúvida a etapa mais suave no que toca aos desníveis. Caminhando sempre na base do vale e sem vista para grandes montanhas é um dia de passeio muito tranquilo, bem diferente das últimas etapas.
Assim que desmontámos a tenda começou a chover e não parou mais, a nível meteorológico este foi o pior dia. 
Passamos em alguns pequenos núcleos rurais, o companheiro espanhol decidiu esperar que o tempo melhorasse e abrigou-se num telheiro numa dessas localidades, com 3 horas de caminhada passámos em Issert, em vez de subir para Champex pelo trilho do TMB continuámos pela estrada mais uns 4km até chegar a Orsiéres, sem possibilidade de acampar neste dia a dormida em Champex, local muito turístico, ia-nos custar um dinheirão, após consultar a carta Orsiéres parecia-nos algo muito maior e provavelmente com mais escolha e a probabilidade de encontrar algo mais em conta era maior.
Chegámos a Orsiéres como pintos, o companheiro escocês terminava aqui a sua rota no ponto onde tinha começado 10 dias antes, a nós faltava-nos um dia até chegar novamente ao Col de la Forclaz.
Como estávamos a cerca de 40km de localidades onde moram amigos nossos estabelecemos um plafond para uma noite num hotel em Orsiéres, bastou-me ir a um bem próximo da central de comboios para esqueçer a ideia de dormir por ali, para um hotel que não aparentava ser nada de especial pediram-nos 120 francos suiços, isso equivale ao mesmo que gastámos cada um de nós nos primeiros 7dias do Tour.
Decidimos apanhar o comboio de volta até Aigle e dar o descanso merecido às costas, dois dias depois voltámos ao Col de Forclaz para percorrer a última etapa.
Alguns registos deste dia chuvoso...     




















Issert

3 comentários:

  1. Olá caminheiros
    Eu vou vos dizer uma coisa tenho inveja de vocês acompanho o vosso blog e sigo as vossas caminhadas mais uma vez parabens pelas reportagens fotograficas e texto introdutório continuem e aproveitem bem a descoberta desses belos paraisos.
    Obrigado
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serafim,

      Obrigado pelas tuas palavras!
      Esperamos continuar com este ritmo, é bom sinal :)!

      Abraço!
      Xavier

      Eliminar