04-01-2014 Pitões das Júnias, Serra do Gerês, PNPG

texto e fotografias: Xavier

As previsões para o primeiro fim de semana do ano apontavam para tempestade de neve num total de 20cm acima dos 1000m durante a madrugada e manhã de Sábado, vai daí nada melhor que uma deslocação à aldeia localizada a maior altitude dentro do PNPG e quem sabe presenciar o nevão.
O nevão vinha de Sudoeste, optámos por abordar Pitões a Norte pela Portela de Pitões subindo por Requias, a meio da subida para a Portela começou a nevar fortemente enquanto que o rodado dos pneus ia cavando 2 regos na estrada com ,seguramente, mais de 5cm de neve virgem, mesmo ao chegar à Portela confesso que fiquei um pouco preocupado com a viatura a escorregar aqui e ali.
Pouco depois chegámos à aldeia e encontramo-nos com o corajoso casal amigo que dormiram na carrinha-hotel em Pitões. O tempo não estava favorável para caminhadas pelo que acabámos por deambular pela aldeia e fomos até à padaria à procura das bolas de berlim, como não havia luz tivemos que regressar mais tarde. Almoçámos, como já é hábito nestes dias, dentro da paragem de autocarro à entrada da aldeia e no regresso passámos pela casa do guarda para tratar do boneco de neve antes de rumar a Tourém no caminho de regresso a casa.
Alguns registos

















não dá para ver mas leva a pá na parte da frente






















1 comentário: