23-08-2014 Randa - Schalubarg - Jatz - Weisshornhutte - Roti-boden, Randa, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Este foi o primeiro fim de semana em que tivemos a carrinha/ dormitório devidamente equipada para dormir, já por várias vezes tínhamos falado que assim que a tivéssemos íamos dormir para os lados de Zermatt, assim foi.
Neste Sábado o dia acordou fusco e isso atrasou a nossa saída, uma última vista de olhos na meteorologia confirmava que o tempo não ia estar grande coisa, mas tínhamos pelo menos que experimentar o conforto do colchão, e uma vez mais o tempo esteve melhor que o previsto, basicamente, o melhor é sempre ir!
Para chegar ao vale de Zermatt passamos por Martigny, Sion e Sierre, alguns kms depois em Visp saímos à direita rumo ao Val d'Anniviers, entretanto o vale divide-se em 2 e são mais uns valentes kms até chegar ao ponto até onde se pode levar o carro que é Tasch onde se encontra o terminal do comboio para Zermatt.
Nisto já era quase meio-dia, já não era hora para andar mais tempo em deslocações, era mas é hora de ir logo caminhar.
Pesquisamos algo na carta militar que fosse circular e não muito longo, subir ao Weisshornhutte situado próximo dos 3000m pareceu-nos bem.
Começamos a caminhar em Randa(1410m) e procurámos pelas placas amarelas com indicação das horas para termos uma ideia, especialmente porque íamos ganhar 1500m de desnível, ficámos assustados quando vimos 4h45m até ao refúgio porque na carta parecia muito menos, o avançar da hora fez com que andássemos a um bom ritmo e mesmo que chegássemos ao carro de noite não haveria problema, estava ali a cama.
Começamos por subir a encosta a Oeste de Randa pelo interior da floresta e ganhamos altitude rapidamente, entretanto saímos da floresta e o dia começa a revelar-se melhor que o esperado,  ao fim de hora e meia parámos para almoçar em Jatz(2246m), zona de cabanas para o gado e um espectacular miradouro para as montanhas de Mischabel.
Repasto tratado só faltavam subir 700m, em cerca de 2 horas de caminhada efectiva tínhamos ganho 1000m de altura, fomos subindo determinados e chegámos ao Weisshornhutte(2932m) em cerca de 3h30m de caminhada efectiva, o que nos permitiu ficar pelas redondezas do refúgio algum tempo a mais, as nuvens cobriam os cumes das montanhas a partir dos 3500m e nada se alterou na hora e pico que ficámos por ali, não conseguimos apreciar as vistas que se tem para os cumes circundantes como o Weisshorn ou o Zinalrothorn, ou mesmo o Monte Rosa, muito mais distante.
O regresso até Jatz fez-se pelo mesmo caminho, a certo ponto pudemos apreciar de bem perto 1 casal de bouquetins, na bifurcação em Jatz continuamos para Norte e o trilho volta a embrenhar-se pela floresta, alguns kms depois a descer a encosta, chegámos ao carro já com a noite a aproximar-se.
Para jantar e dormir procurámos um lugar tranquilo em Randa e terminou assim este Sábado.
percurso efectuado
Randa














bem grande este cogumelo

Xarah, recuperada da unha partida

maciço de Mischabel
Jatz


Jatz



Xarah

panorama Mischabel






o refúgio à direita


Weisshornhutte aos 2932m
360 Weisshornhutte
panorama dos picos que se observam desde o refúgio


Weisshorn escondido
Tixa e a Xarah

lá para os lados do Monte Rosa
nós por cá


Xarah
Weisshornhutte


bouquetin
bouquetin





Randa ao fundo



as tais placas amarelas

Sem comentários:

Enviar um comentário