16-05-2015 Isenfluh - Grutschalp - Souslager - Lobhornhutte - Sulsseewli - Sulwald, Jungfrau region, Bern, Suisse

texto e fotografias: Xavier

O dia acordou bonito, com um cenário típico que sucede a um dia de queda de neve, ali em Isenfluh no dia anterior nevou 25cm, quando fui buscar água a uma pequena fonte nas proximidades do parque de estacionamento fiquei maravilhado com a paisagem, Isenfluh(1080m), situado no vale de Lauterbrunnen, beneficia de uma bela vista para o Jungfrau, para o Monch e mais à esquerda ainda é possível ver uma pontinha do Eiger.
Tomámos tranquilamente o pequeno almoço e começámos a caminhar tarde para quem já acordou no sítio onde ia começar a caminhar, eram umas 9h30m, rumamos para Sul em direcção ao miradouro Grutschalp(1486m), as placas indicavam 3h20m, na primeira meia hora o céu lá se foi aguentando pouco nublado mas a partir daí fechou-se por completo, nos primeiros kms seguimos pela estrada asfaltada até Sprissenweid(1300m), altura em que mudamos para um trilho de pé posto que sobe por entre a floresta até ao miradouro Grutschalp, local do teleférico que sobe de Lauterbrunnen, a neve até aqui só enterrava uns 5cm e não atrasava a progressão, almoçámos pela zona e arrancámos de seguida também porque não conseguíamos ver cume nenhum.
Ainda era cedo, repensámos o percurso e decidimos fazer uma volta circular apontando ao refúgio Lobhornhutte(1955m). Saídos do miradouro começamos por ganhar altitude à medida que vamos contornando a mesma encosta por onde tínhamos subida mas desta feita seguíamos uns 300m acima, seguimos sempre pelo interior da floresta até Souslager(1685m), altura em que a neve enterrava para lá dos tornozelos. Em Souslager voltámos a analisar a carta, passamos o rio Sous B e voltamos a ganhar uns 100m de desnível até Naterwengli(1776m),o trilho que fizemos visto da perspectiva que tínhamos antes de passar em Souslager tinha mau aspecto, parecia ter uma ou outra parte exposta e alguma neve, acabou por ser pacífico, em 2 ou 3 situações o trilho não era tão evidente umas vez que a neve tapava as marcações branca-vermelha-branca e a neve em certas ocasiões era até aos joelhos, certamente iremos repetir este trilho com melhor tempo.
Uma hora depois chegávamos à zona de Suls(1920m), deste estávamos a uns 20min. do Lobhornhutte(1955m). Passamos pelo refúgio, descemos passado pelo lago Suls, a partir daqui foi sempre a descer, faltavam perder quase 1000m de desnível de regresso ao carro, passamos em Sulwald(1530m) e por uma bela cascata à beira da estrada, perto das 20h lá chegamos ao local de início com umas boas 7 horas de caminhada efectiva, entretanto e céu voltou a ficar pouco nublado e valeu mais umas belas fotos.
O caravaning(ilegal sem ser nos locais designados para) na base do vale é muito controlado, como tínhamos passado uma noite tranquila voltámos a dormir lá.
Vamos aos registos fotográficos do dia.

vista de Isenfluh
parque de estacionamento

Isenfluh
Jungfrau
Monch e Jungfrau




uma pontinha do Eiger

Eiger, Monch e Jungfrau







Wengen


tudo neve do dia anterior

Grutschalp
vista em dias limpos
e esta era a que tínhamos...







pequeno lago em Souslager

Souslager





entre Naterwengli e Suls







zona de uma pequena avalanche
Ars


tanta opção!
Suls



Lobhornhutte
Lobhornhutte
Lobhornhutte


lago Suls
uma orgia
lago Suls
360 lago Suls

e de repente via-se algum céu azul
Ars
nós por cá
e a Xarah com a moleza




Sulwald
cascata
de manhã o campo estava branco, ao final da tarde é o que se vê


no regresso a Isenfluh

Monch e Jungfrau
Jungfrau
Monch e Jungrau
Jungfrau

Sem comentários:

Enviar um comentário