texto e fotografias: Xavier
Neste Sábado chuvoso fomos até ao Val de Bagnes percorrer a Bisse des Ravines, que foi completamente recuperada em Outubro de 2013.
Em Sembrancher seguimos para Le Chable e depois seguimos as indicações para Bruson, passamos a localidade e continuamos a subir, pouco depois uma enorme placa de madeira assinala o início do percurso da levada, local onde existe um parque de estacionamento.
Começa por passar numa ponte e logo de seguida várias inscrições gravadas em pinheiros dão as boas vindas ao visitante, é uma levada pequena mas tem o seu interesse, vários passadiços de madeira embelezam o percurso assim como a levada em si também recuperada em grande parte com madeira, ao longo do percurso existem 4 animais esculpidos na madeira, muito bem trabalhado! Na parte final uma placa indica que houve deslizamento de terras e não é aconselhável seguir, continuei até ao fim da levada que acaba pouco depois onde é possível ver a forma como esta levada é alimentada, o regresso fez-se pelo mesmo caminho, como quase todas as levadas é um percurso que não apresenta desnível e faz-se bem numa hora, ir e vir duas.
Todas as levadas do cantão do Valais estão devidamente representadas no site das Bisses du Valais e toda a informação sobre a Bisse des Ravines pode ser encontrada aqui.
Alguns registos
percurso
grande placa que marca o início da levada
a ponte
a história da irrigação da zona e da construção
agradecimentos a quem contribuiu para a revitalização da levada
nomes das pessoas que contribuíram
Verbier
sobre o deslizamento de terras devido à erosão
brutal
pormenores
fim da levada
vestígios do local do teleférico militar utilizado durante a segunda guerra mundial
Sem comentários:
Enviar um comentário