texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 16,75km
subida total: 756m
descida: 1613m
caminhada efectiva: 5h30m
tipo: linear
DIA 3
Por volta das 7 da manhã o Sol já batia na tenda, a noite tinha sido bem quente e quando acordámos já deviam estar uns 25ºC, é muito tendo em conta que dormimos aos 2200m, chegava a anunciada vaga de calor.
Arrumada a tralha iniciamos a longa descida por um belo trilho entre uma paisagem calcária, passamos no Ref. La Chaux(1956m) e continuamos para Derborence, não conhecíamos a zona e achámos interessante e bonita, realmente encaixada entre vales e montanhas.
Com 2 horas e meia de caminhada passávamos em Derborence(1460m) e o seu belo lago, isto era quase hora de almoço e a temperatura passava os 30ºC, continuamos para o Pas de Cheville(2038m), as placas amarelas indicavam 1h30m, felizmente assim que saímos de Derborence embrenhamo-nos na floresta e assim continuamos durante uma hora até perto de Cheville(1700m), altura em que trocamos de margem e atacamos a subida para o Pas de Cheville, não corria uma brisa, foi estranho sentir todo aquele calor aos 2000m, no Pas de Cheville(2038m) passamos do cantão do Valais para o Vaud, é possível ver ao longe algumas montanhas do Valais mas estava aquela neblina manhosa, finalmente neste ponto corria algum vento, almoçámos pela zona no sopé S do Sommet des Diablerets.
Repasto tratado continuamos para Oeste descendo suavemente enquanto do lado direito se estendem as grandes paredes do maciço dos Diablerets, em Anzeinde(1876m) flectimos para Sul e percorremos rapidamente a curta distância que nos separa do Col des Essets(2030m).
Chegados ao Col des Essets(2030m) acabaram as subidas, para terminar este belo tour bastava-nos descer até Pont de Nant(1260m) passando por La Vare(1756m) e em Le Richard(1537m). Cerca das 17h chegámos ao carro extremamente contentes e cansados, aquele misto maravilhoso.
Conclusão, tivemos muita sorte com o tempo, 3 dias de céu limpo, noites quentes, a única coisa que faltou foi a Xarah mas como sabíamos que ela estava bem entregue lidámos bem com a coisa. O Tour des Muverans não é tão frequentado como outros tours que já fizemos, seguramente porque não é tão conhecido porque é igualmente bonito, ter paisagens como estas a 20/30km de casa é um sonho!
Vamos aos registos fotográficos
Tita Naire ao centro
marmotas com dotes escaladores
Les Plans du Foche
será?
lago de Derborence
Derborence
Cheville
Pas de Cheville
360 Pas de Cheville
parede Sul dos Diablerets
nós por cá
Anzeinde
ai que moleza
rumo ao Col des Essets
Col des Essets
o colo des Essets vai ficando para trás
La Vare
La Vare
regresso a Pont de Nant
Sem comentários:
Enviar um comentário