11-07-2015 Grand Bisse de Lens, Torrent Croix - Icogne - Chermignon d'en Bas, Lens, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 20,5km
subida total: 100m
descida: 154m
caminhada efectiva: 5h30m
tipo: linear
track: aqui
toda a info sobre a Grand Bisse de Lens: aqui

Desta vez juntámos parte da família e amigos para percorrer esta bela levada de Lens.
Esta levada tem cerca de 15km de extensão des Les Barmes(1178m) até Chermignon d'en Bas(1000m), para a percorrer na totalidade deixámos um carro em Chermignon d'en Bas e outro em Torrent Croix(1148m), situado na estrada Ayent-Barragem de Tseuzier, é possível levar o carro até à ponte que passa o Rio La Liene(Les Barmes) mas nós iniciámos a caminhada logo em Torrent Croix por isso adicionamos 4km ao percurso da levada.
Passamos a ponte sobre o rio La Liene, subimos um pouco para contornar um rochedo e descemos numa parte onde o terreno é inclinado e escorregadio,  bom para abrir a pestana. Pouco depois começa a levada que por esta altura tem água dando sempre um ar mais fresco à caminhada.
A levada decorre num misto de floresta, passadiços de madeira com vista, alguns em partes expostas, passa em Icogne e assim que contorna a encosta, no sopé do cristo-rei decorre quase sempre pelo interior da floresta até Chermignon d'en Bas(1000m).
No site fala em 3h de caminhada e em 14km, a mim deu-me um pouco mais de 16km desde o ponto em que começamos a caminhar ao pé da levada já depois de Les Barmes até chegar a Chermignon d'en Bas, para ser feito em 3h tem que se fazer uma média superior a 5km/h, acho pouco tempo, diria que nós andamos a um ritmo normal e demorámos umas 4h30m de caminhada efectiva.
Foi um dia muito bem passado, há muito que não caminhávamos acompanhados.
Vamos aos registos fotográficos

ponte sobre o rio La Liene







e começa a levada
Xarah no refresco
















a equipa do dia






Icogne









vista para Sion



painel com os nomes dos picos









e fim da levada

Sem comentários:

Enviar um comentário