texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 25km
subida total: 1500m
descida: 1572m
caminhada efectiva: 9h30m
tipo: linear
track: aquiDIA 2
Uma vez mais o dia acordou com céu limpo e assim se manteve todo o dia, assim como a temperatura entre os 15/25ºC, impecável!
Arrumada a tralha e tomado o pequeno almoço seguimos na direcção do Col de Demècre(2361m), contornamos várias pequenas corgas, descemos para Le Dzèman(1958m) e atacamos a subida para o primeiro colo do dia, passamos no Col du Demècre(2360m) com cerca de hora e meia de caminhada, nesta fase a paisagem já nos é familiar e avançamos a um bom ritmo, perdemos 230m de desnível até passar no lago Sup. de Fully(2130) e voltamos a subir 300m até ao Col de Fenestral(2453m), o segundo colo do dia, isto deviam de ser umas 11 da manhã, durante os próximos kms não voltaríamos a subir mas ainda só tínhamos vencido metade do desnível do dia.
Do Col de Fenestral descemos para uma enorme chã(Euloi), poucos minutos depois passamos em Petit-Pré(1998m) e seguimos para Jorasse, zona onde se encontra o único teleférico durante estes 3 dias de tour.
Adivinhava-se uma tarde bem preenchida até chegar ao nosso objectivo e como passava pouco da hora de almoço comemos no restaurante de altitude Jorasse(1800m), assim aproveitámos também para aliviar um pouco as costas das pesadas malas.
Repasto tratado continuamos para Norte, em Saille contornamos o largo vale sem perder altitude num trilho que evita baixar à base do vale. Subimos para Plan Copell(2125m), atravessamos a zona de chã e voltamos a subir para uma enorme chã no sopé dos Muverans, Plan Salentse(2340m). Ficámos admirados com a quantidade de neve que ainda tinha o Grand Muveran(3051m), talvez só para final de Agosto tentaremos subi-lo. Neste ponto já estávamos próximos da Cabane de Rambert(2582m), subimos novamente e no pequeno colo que antecede a subida para a cabana começamos a descer para as Gouilles Rouges, aqui encontramos ainda várias zonas com neve rija que até tornam a progressão mais rápida, após uma pequena curva à esquerda abandonamos o trilho "principal" e saímos à esquerda rumo ao Col de la Forcla(2547m), o terceiro colo do dia, o trilho segue sempre na direcção do Dent de Chamosentse e o colo fica à esquerda do pico, atacamos a subida final e chegámos ao Col de la Forcla(2547m), a vertente Sul não tinha neve nenhuma, já a vertente por onde iríamos descer estava coberta de neve, até os lagos que se encontram 100m abaixo do colo estavam gelados, rapidamente esquecemos a ideia de montar a ideia perto do lago. Contornamos o vale, passamos pelo lado esquerdo dos lagos(2450m) e continuamos a descer em direcção a Derborence, parámos um pouco antes de Les Plans des Fosses(2150m), montámos a tenda para lá das 21h, os atractivos não eram do calibre da noite anterior e estávamos bem cansados, foi comer e cama.
Acabou por ser um dia mais longo do que tínhamos imaginado mas ganhámos alguns kms para o dia seguinte e que se previa bem mais quente que os anteriores.
Registos fotográficos
Gypaète Barbu
bom dia Dents du Midi
bom dia maciço do Monte Branco
a Tixa na contemplação
Col du Demècre
Col du Demècre
eu por cá
Cabane du Demècre e atrás o Grand Chavalard
Cabane du Demècre
Grand Combin
Grand Chavalard
Lac. Sup. de Fully
Col e Cabane de Fenestral
novamente o maciço do Monte Branco
Cabane de Fenestral
360 Col de Fenestral
Euloi
Ovronnaz
opções desde Jorasse
Grand Muveran ao centro
Grand Muveran
Petit Muveran
a Cabane de Rambert a espreitar
Dent de Chamonsentse a o Col de la Forcla à esquerda
gypaète barbu
não faço ideia
Dent de Chamosentse
360 Col de la Forcla
os lagos ainda gelados
Col de la Forcla
Lac de la Forcla
curiosidade
parecia uma mesa gigante
e esta ainda mais perfeita
é aqui
o sítio do taxo
e da tenda
Sem comentários:
Enviar um comentário