Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

11-09-2015 Goscheneralp - Berg - Bergseehutte - Chelenalphutte - Chelenalptal - Vorder Roti, Uri, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 18,1km
subida total: 1083m
descida: 1083m
altitude máx: 2563m
altitude min: 1732m
caminhada efectiva: 6h30m
tipo: circular
track: aqui
Acabada a caminhada na região do Sustenpass rumámos a Goscheneralp, outra zona que nos parecia ter potencial para umas belas caminhadas, as previsões apontavam para mau tempo e planeámos algo curto.
Começamos a caminhada em Goscherneralp(1795m) rumo a Norte, com uma hora e pouco de caminhada passamos no Bergseehutte(2370m), na subida o Berseechijen destaca-se na paisagem até ficar envolto no nevoeiro, o tempo ia-se degradando, a paisagem é interessante e é fácil perceber o porquê de ser uma região protegida.
No Bergseehutte analisei a carta e pensamos ir até ao Chelenalphutte(2350m), as placas azuis, caminho alpino, marcam 4 horas de distância até ao Chelenalphutte, a natureza do trilho muda por completo e as marcas passam de vermelho e branco para azul e branco, aos 2300m já havia bastante neve fresca, não o suficiente para dificultar a progressão. O tempo mantinha-se instável e por várias vezes pensei em voltar atrás porque uma vez que estivéssemos comprometidos com o percurso ia ser complicado voltar atrás pelo mesmo caminho, por ser caminho alpino nunca sabes o que te espera, o trilho decorre maioritariamente aos 2500m sem grandes desníveis, tem algumas secções em que utilizar os 4 membros é bastante útil especialmente se o percurso tiver neve como foi o caso.
3 horas depois de passarmos no Bergseehutte passamos no Chelenalphutte(2350m), uma curta descida íngreme que conta com a ajuda de correntes antecede a passagem no refúgio, nesta fase o tempo estava um pouco melhor apesar de continuar a ameaça de nevar. Do chelenalphutte(2350m) descemos para a base do vale, prosseguimos para Este e na base do vale vimos bastante bicharada, chamois, bouquetins, raposas, águias.
1h30m depois do Chelenalphutte passávamos em Vorder Roti(1850m), bem próximo de Goscheneralpsee voltámos a subir para Berg onde reencontramos o mesmo percurso da subida inicial, faltando apenas uns 20 minutos para acabar esta bela caminhada.
Vamos aos registos
o dia até acordou pouco nublado




o Berseechijen à direita e o refúgio mais ao menos ao centro
lago Goscheneralp
direcção do dammahutte
reflexo
reflexo Berseechijen
Berg
reflexo



Bergseehutte
o tempo degradava-se

Bergseehutte
lago Berg
lago e Bergseehutte

um bocadinho de cabritismo




daqui subimos gradualmente em direcção à mariola ao centro







as cores
glaciar Chelen

glaciar Chelen
descida que antecede a passagem no chelenalphutte

glaciar Chelen
Chelenalphutte


Chelenalphutte
Eggstock, na única aberta da parte da tarde

castiças


descida até à base do vale


Vorder Roti



regresso a Goscheneralp

Sem comentários:

Enviar um comentário