30-06-2016 Col de la Forclaz - Croix des Prélayes - Pointe Ronde - Les Combes - La Giète, Trient, Valais, Suisse

ficha técnica:
distância: 12,22km
altitude máx: 2690m
altitude min: 1527m
caminhada efectiva: 4h30m
tipo: circular

Há dias em que as expectativas são baixas e acabamos por passar um dia fantástico, foi o caso.
Fizemos um percurso mais longo que o previsto visto que o tempo ia-se aguentando seco, iniciámos a caminhada no Col de la Forclaz, sítio que nos irá ficar gravado para sempre na memória, foi neste colo que começámos o Tour do Mont Blanc em Junho de 2013, o responsável pela decisão de emigrar.
Do Col de la Forclaz(1527m) subimos para SE seguindo pelo estradão até Les Prelayes(2017m), neste ponto apontamos à arredondada aresta NO do Croix des Prelayes subindo um trilho de pé posto marcado com algumas mariolas.
Algum tempo depois passamos no Croix des Prelayes(2417m) que era o "objectivo" do dia, o tempo parecia aguentar-se, tínhamos tempo e força para continuar, a continuação da aresta para SE rumo ao Pointe Ronde(2655m) tinha bom aspecto a aresta arredondada, lá fomos progredindo sempre pela aresta, quando não era possível contornávamos o obstáculo pelo lado direito, numa ou outra ocasião é preciso usar os 4 membros para avançar especialmente na subida final para o Pointe Ronde(2655m), uma vez mais existem mariolas aqui e ali e tem um caminho nem sempre evidente.
No Pointe Ronde fizemos uma pequena pausa para apreciar o possível e para decidir por onde iríamos descer, retomamos a caminhada continuando para SE até ao ponto 2700m onde descemos para Les Combes até um pequeno colo 2230m onde flectimos para NO e descemos para La Giète(1884m), trilho não marcado mas evidente, em parte pelo interior de uma bela floresta.
Em La Giète reencontramos o trilho marcado rumo ao Col de la Forclaz, esta parte é coincidente com uma etapa do Tour do Mont Blanc, o trilho desce suavemente para O pelo interior da floresta e algum tempo depois eis que começa a anunciada chuva e trovoada, mas aí já estávamos próximos do carro.
E assim foi belo dia passado na parte Suiça do Monte Branco.
Alguns registos

ao centro o Col de Balme, janela bonita para o vale de Chamonix e para o Mont Blanc

o mau tempo aproximava-se

Les Prélayes
e a vista para o vale do Rhone ou Ródano

subida para Croix des Prélayes
glaciar des Grands

Croix des Prélayes
Martigny na base do vale
a Tixa e a Xarah no Croix des Prélayes

nas redondezas do Pointe Ronde
p 2700m

360 ponto 2700m
era uma questão de tempo até começar a chover