Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

17-07-2016 Lago di Dèvero - Pianboglio - Albrunpass - Binntalhutte - Blatt - Halsesee - Fald, Switzerland/Italie

texto e fotografias: Xavier
percurso do fim de semana

dia2
ficha técnica:
distância: 14km
subida total: 700m
descida: 1100m
altitude máx: 2407m
altitude min: 1519m
caminhada efectiva: 5h30m
tipo: linear
track: aqui

      
video do fim de semana

É tão bom acordar sem despertador...Desmontámos a tenda, tratámos do pequeno almoço e aguardámos que o Sol batesse na zona onde estávamos. Não é que estivesse frio, deviam estar uns 15ºC às nove da manhã mas sabe sempre bem.
Mala às costas retomámos a marcha para norte, continuamos a contornar o lago e ganhamos uns 100m des desnível, passamos em 5 pequenos lagos e descemos na direcção do lago Pianboglio(1994m), é uma zona de extrema beleza, o cenário estava maravilhoso.
Contornamos o lago pelo lado direito, passamos numa pequena ponte e começamos a subir para o colo fronteiriço Albrunpass(2407m), Bocchetta di Arbola em italiano, à medida que vamos avançando os lagos vão ficando nas nossas costas, a subida para este colo histórico é bem suave, bem diferente do dia anterior.
Com umas 2h30m de caminhada, a um ritmo bem mais lento que o habitual, passamos no Albrunpass(2407m), entramos em território suíço e almoçámos na zona.
Repasto tratado retomamos a caminhada, as placas indicavam 2h30m para Fald(1500m) onde tínhamos o carro. Uns 20min. depois de sair do colo passamos ao lado do refúgio Binntalhutte(2269m) e continuamos a descida, que é bem bonita, é impressionante a variedade de minerais neste vale, grandes rochedos de vários tipos de pedra, Binn é muito conhecido pela riqueza em minerais.
Passamos em Blatt(2137m), um pouco mais abaixo passamos no meio de umas 50 vacas, antes de passar a linha de água e ir parar ao estradão, continuamos para SO e subimos um pouco para Halsesee(2002m) continuando em trilhos de pé posto, com as botas de alpinismo e com as malas pesadas não era top fazermos ainda x kms em estradão até chegar ao carro.
Minutos depois passamos no lago Halsesee(2002m) e a partir daqui o trilho desce suavemente para O, uma hora e pouco depois regressávamos a Fald(1500m), onde teve início este óptimo fim de semana.
Alguns registos
bom dia
Lago di Dèvero

Lago di Dèvero

Lago di Dèvero
Canaleccio




Pianboglio




Lago di Dèvero e Pianboglio






Albrunpass

Albrunpass, lado suíço

360 Albrunpass



a Xarah


Binntalhutte

Binntalhutte
marmotas



Blatt








Halsesee




de regresso a Fald

Sem comentários:

Enviar um comentário