Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

01-08-2016 Pradatsch - Plaun Grand - Fuorcla Pischa - Chamanna Georgy - Piz Languard

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 17,8km
subida total: 1260m
descida: 1260m
altitude máx: 3262m
altitude min: 2070m
caminhada efectiva: 6h
tipo: linear
track: aqui

video do dia

Quando acordámos o céu já estava bem carregado, pelo que começámos a caminhar com a forte possibilidade de não ver nada uma vez no pico Piz Languard(3261m), detentor de uma vista 360 fabulosa mas não neste dia, o dia só melhorou na nossa última hora de caminhada.
A via normal para o Piz Languard(3261m) começa em Pontresina(1850m), onde é possível apanhar um teleférico, ganhando 450m de desnível, o que torna esta caminhada extremamente acessível com menos de 1000m de desnível e é um pico com uma altitude interessante de 3261m. Nós fizemos um outro percurso, uma volta maior mas muito menos frequentada.
Iniciamos a caminhada por volta das 9h novamente no parque de estacionamento Diavolezza, passamos a estrada principal, uma ponte e continuamos para N, rumo ao interior do Val da Fain, seguimos sempre pelo estradão com o rio do lado direito até ao ponto 2172m, onde abandonamos o estradão e continuamos por trilho de pé posto rumo a NO/O, o trilho ziguezagueia encosta acima e ganhamos altitude rapidamente. Aos 2720m passamos num primeiro colo e a paisagem muda por completo, o verde dá ao lugar ao cinza, estava como o tempo que já ameaça chuva. Passamos ao lado de vários pequenos lagos e flectimos para O, poucos minutos depois passamos no Fuorcla Pischa(2840m), é verdade, Pischa, eheh!
Passado este colo especial deveríamos ver o Piz Languard mas nada, o nevoeiro cobria tudo acima dos 3000m, o trilho flecte para N e segue sem desníveis durante uma boa meia-hora até ao ponto 2927m, altura em que nos encontramos no sopé do Piz Languard, bastava agora subir 330m de desnível para o pico, sempre por um trilho bem marcado e nem sequer é caminho alpino, bastante acessível.
Aos 3175m passamos ao lado da Cabana Georgy, uns 15 minutos depois chegávamos ao Piz Languard(3261m), de certeza que não iríamos estar sozinhos neste pico se estivesse bom tempo, conta com uma vista de primeira linha para o maciço do Piz Bernina e os seus glaciares. Almoçámos por ali, ao todo devemos ter ficado uns 45min. mas a paisagem era nevoeiro e mais nevoeiro, é uma boa razão para lá voltar!
O regresso foi pelo mesmo caminho a um ritmo mais acelerado, por volta das 15h30m regressávamos ao local de início, tínhamos ainda 460km de regresso a Monthey, sempre em território suíço passando ao pé de Zurich e Bern, tendo grande parte da viagem passado em zonas que não conhecíamos terminando assim estas belas mini-férias de 3 dias, apesar do tempo não ter estado top foi bastante positivo, continuamos fascinados de viver neste país.
Alguns registos












toca a subir


o primeiro colo


o céu azul fugiu para os lados de Itália

Val da Fain

impecável o trilho







à esquerda o colo da Pischa!

a esgalhada da Xarah na neve

estão a ver? não estava a brincar

o Piz Languard está algures envolto no nevoeiro

mas o trilho estava ao bonito, ao menos não chovia
bouquetin ao centro, bem dissimulado 


ponto 2927m


nem queríamos acreditar, um pouco de céu azul
é para ali




Cabana Georgy

quase lá

Piz Languard


nós por cá
foi o melhor possível
a Cabana Georgy




um cheirinho da paisagem...




uma série de bouquetins

solitário



e o tempo melhorou



Val da Fain



Sem comentários:

Enviar um comentário