31-07-2016 Bernina Diavolezza - Lej da Diavolezza - Sass Queder, Pontresina, Grisons, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Começamos esta caminhada no enorme parque de estacionamento de Diavolezza(2093m), subimos para S, na mesma direcção do teleférico, quando começámos estava nevoeiro e chuva miudinha, lá fomos subindo na esperança que a coisa melhorasse, pelo contrário, pouco depois de passar no Lej da Diavolezza(2573m) começou a chover forte, já tínhamos feito mais de metade da subida pelo que continuámos e ficou logo ali decidido que íamos descer pelo teleférico.
Subimos ao Sass Queder(3066m) mas não víamos rigorosamente nada à nossa volta e estava um vento gelado, descemos rumo ao teleférico(2973m) a um passo acelerado, lá chegados comemos algo e o totalmente inesperado aconteceu, o nevoeiro levantou, parou a chuva e até se via céu azul, foi bizarro, subimos umas 2h30m sempre com a companhia da chuva e de repente em 5 minutos víamos a estrondosa paisagem que nos rodeava, são vários os picos a rondar os 4000m incluindo o Piz Bernina(4048m) e vários glaciares.
Quando iniciámos a caminhada tínhamos em mente passar pelo Mont Pers(3203m) e descer pelo caminho alpino que segue pela aresta N mas a chuva constante baixou-nos a moral. Descemos pelo teleférico e quando regressámos ao parque de estacionamento estava um Sol radiante, aproveitámos para secar algumas coisas e fomos até ao Bernina Pass(2310m) onde pela primeira vez vimos caixotes do lixo especiais anti-urso, que moca!
Aproveitámos enquanto o Sol brilhava para jantar, pouco depois apareciam as nuvens negras vindas de St. Moritz, em menos de meia-hora a chuva e a trovoada chegavam ao colo, não tivemos outra hipótese senão ficar no interior da carrinha. Umas horas depois chegava a hora de dormir, tranquilos como sempre.
Alguns registos

360 Diavolezza

Diavolezza




e não se via porra nenhuma


Lej da Diavolezza



Sass Queder
Sass Queder

e de repente
brutal


teleférico Diavolezza


o Mont Pers à direita



até parecia um dia diferente



Passo del Bernina

Passo del Bernina



bom apetite


e chega o mau tempo



os caixotes do lixo anti-urso

Sem comentários:

Enviar um comentário