15-07-2018 Arolla - Montagne d'Arolla - La Roussette(3262m) - La Forcla, Val d'Hérens, Valais, Suisse

Ficha técnica:
Cotação - T4
Caminhada efectiva - 5h30m
track: aqui

Um belo desafio este La Roussette(3262m).
Regresso ao Val d’Hérens, nomeadamente a Arolla para subir a um 3000.
De Arolla subimos pelas pistas de ski até aos 2500m, altura em que flectimos à direita rumo ao vale Les Fontanesses, seguimos os teleféricos até ao ponto 2874m onde terminam, aqui começam as coisas sérias, primeiro tentámos identificar por onde passaria o caminho, não existe trilho e também não vi mariolas, atacamos então o largo corredor entre os picos Mont Gitsa e o La Roussette, a progressão não é evidente, por volta dos 3050m a Tixa não se sentia à vontade, sobretudo porque pensava na descida.
Lá fui avançando com a Xarah, constantemente procurando o melhor caminho para progredir, apontei a um pequeno colo e subi pelo meio do corredor.
Atingida à aresta o pior estava feito, restava seguir pela aresta para NO até ao pico La Roussette(3262m), neste pico não existe nem cruz nem mariola, o tempo estava a aguentar-se, fiquei por ali uns 45 minutos, almocei, apreciei a paisagem que é bem interessante. Demorei 2h45m desde Arolla até ao La Roussette, um simpático T4, sem trilho definido, requer capacidade de orientação e é exposto em certas secções.
A descida foi pelo mesmo corredor mas em vez de descermos pela zona do teleférico passei no colo La Forcla e descemos directamente por um trilho pouco nítido até chegar a um estradão, dai passamos para o trilho de pé posto e daí a regressar a Arolla foi um pulo, o tempo que parecia degradar-se acabou por ficar melhor para o final da tarde.