15-09-2018 Bonatchiesse - Écurie du Crêt - Plan des Lires - Pointe du Crêt(3321m), Val de Bagnes, Valais, Suisse

Ficha técnica:
Cotação - T5
Caminhada efectiva - 5h30m
track: não disponível

Nova incursão no Val de Bagnes, desta feita para subir ao Pointe du Crêt(3321m), situado no caminho para o Refuge Igloo des Pantalons Blancs, sabia que se tratava de um T5, mas talvez conseguisse evitar as partes delicadas, uma vez que estava com a Xarah.
Começo em Bonatchiesse(1577m), subo para a Écurie du Crêt(2298m), onde passo com 1h15m de caminhada.
Perto da Écurie existe uma série de painéis com indicações, nesse mesmo local está escrito numa rocha, Ref. Pantalons Blancs e uma seta vermelha a apontar para o interior do vale de Plan des Lires.
As marcações vermelhas e brancas são cada vez mais raras mas o caminho é algo evidente, passo em Plan des Lires(2576m), continuo a subir direcção NO, passo um pequeno campo nevado e ataco a subida final para o colo situado na aresta, até aqui o trilho não tem qualquer dificuldade mas a partir deste ponto começam as coisas sérias.
Do colo sigo para Sul, passo por escassos minutos no glaciar des Ecoulaies até ganhar de novo a aresta, entretanto existem vários passos de escalada, impossíveis ou extremamente perigosos para a Xarah, felizmente consegui contornar esses obstáculos passando pelo lado Sul da encosta, sem dúvida um sítio muito exposto à queda de pedras.
Devagarinho lá fui subindo e com 3h20m de caminhada chego ao topo do Pointe du Crêt(3321m), situado a escassos metros do refuge Igloo des Pantalons Blancs(3278m).
Fiquei no pico uma meia hora, o tempo estava fabuloso, assim como o cenário.
Chegava a hora de regressar, tinha que ser rápido pois tinha que ir buscar a Tixa ao trabalho, para evitar voltar a negociar com os rochedos desci directamente pela face Oeste, bem íngreme mas bem mais rápido, também bem mais exposto aos riscos de queda de pedras, é provavelmente uma encosta que não volto a descer. O resto da descida foi pelo mesmo caminho, a um ritmo mais forte, em 1h30m desci os 1800m de desnível, o que creio ser um recorde pessoal.
Vamos aos registos deste belo dia

Bonatchiesse

Écurie du Crêt

não há como enganar

Grand Combin
Pointe du Crêt ao centro
olhar para trás

sempre em frente

começa a parte da aresta

parte mais delicada, para passar com a Xarah tive de contornar pelo lado direito