22-09-2018 Grimselpass - Nagelisgratli - Gratlisee - Vorder Garstenhorn(3166m), Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
glaciar do Rhône
Ficha técnica:
Distância - 13km
Subida total - 1000m
Descida total - 1000m
Altitude Max - 3166m
Altitude min - 2160m
Tipo - linear
Cotação - T5+
Caminhada efectiva - 7h
track: não disponível


video do dia


Regresso ao Alto Valais para mais uma bela caminhada, com uma pitada de alpinismo. Estacionamos no Grimselpass(2160m) onde iniciamos a caminhada tomando a direcção Nagelisgratli, seguimos pelo simpático trilho marcado até a um pequeno lago que antecede o lago Gratlisee, a tixa ficou na zona com a Xarah e eu abandonei o trilho marcado continuando rumo a Norte.
Fui avançando por onde me parecia mais fácil, pouco depois chego a um largo corredor onde comecei a ver mariolas, sigo na direcção de um colo evidente, chegado a esse colo é visível a parte delicada, uma parede vertical de uns 7m onde existe uma corda fixa.
Trata-se de uma parte completamente exposta, apesar de haver bons apoios não me sentia confortável, procurei uma alternativa um pouco mais a Sul e encontrei um sítio que me parecia muito menos exposto, uma fissura escondida com óptimos apoios, nova injecção de adrenalina e siga.
Atingida a aresta passo para o cantão de Bern, as mariolas continuam na face Oeste da aresta até um último ressalto que antecede o pico, nesta parte passei para o lado Este, um pequeno passo de escalada e ataco a parte final da ascensão.
Mesmo antes de ganhar de novo a aresta tive que tirar a mala para poder          passar num buraco, logo de seguida via a mariola no pico do                     Vorder Gastenhorn(3166m) assim como mariolas também do outro lado da aresta.
Atingido o pico o cenário é fantástico, uma vista completa sobre o glaciar do Ródano, o "pai" do cantão do Valais. Fiquei por ali uma boa meia hora a contemplar e entretanto o tempo ameaçava chuva vinda do Grimselpass.
O que não podia acontecer era deixar a rocha da parte delicada ficar molhada pelo que tentei acelerar um pouco a cadência, pouco depois fiz uma entorse no tornozelo direito, nada de muito grave mas foi antes ainda da parte delicada.
Uns 20 minutos depois chegava à parte delicada e desci pelo mesmo sítio, estava super concentrado para não me aleijar mais.
Passada esta parte com sucesso continuei a descida para reencontrar a Tixa e a Xarah na zona do lago Gratlisee, daqui foi só seguir o trilho marcado de regresso ao Grimselpass enquanto apreciávamos o magnífico pôr-do-sol. 
Agora é cuidar esta entorse, acabou-se as caminhadas alpinas exigentes por este ano.
Alguns registos


direcção a tomar
Grimselpass









o característico granito da zona



magnifico
Vorder Garstenhorn ao centro

objectivo ao centro















Gross Muttenhorn ao centro




Gratlisee

Gratlisee








chegada ao primeiro colo



parede vertical

por onde subi

do lado do cantão de Bern

pico à vista


passo de escalada rumo à mariola

quase lá
sitio onde tive que tirar a mala
sommet!
no pico
glaciar do Ródano


mariola no pico














Galenstock












Gratlisee











Sem comentários:

Enviar um comentário