30-06-2012 Tibo - Rouças - Gavieira - S. Bento do Cando - Peneda, PNPG

Neste fim de semana a ideia era fazer uma parte da Grande Rota Peneda-Soajo de S. Bento do Cando até Tibo passando pela Peneda. Partimos de Tibo às 9, descemos ao Rio da Veiga e seguimos por um carreiro misto que passa novamente o mesmo rio já próximo de Rouças, à saída da aldeia não seguimos pela estrada asfaltada para a Gavieira, passámos o Rio Pomba pela ponte e por ali fomos sempre ao lado do mesmo até à Gavieira, mais uma de treta com os locais, gente simpática e seguimos pelo Pequena Rota Pertinho do Céu até à Branda de Bosgalinhas, se o tempo até aí tinha ameaçado na Branda não perdoou, choveu durante uma hora, como já estávamos na Branda, abrigos não faltaram. Já de barriga recomposta seguimos para S. Bento do Cando, nesta fase o PR Pertinho do Céu segue o mesmo caminho da GR até cerca de 1km depois de S. Bento onde bifurcam, o GR segue rumo E e o PR rumo S. Após passarmos o Rio Pomba seguiu-se uma bela subida por um caminho lajeado até à Chã do Monte, o Pântano não estava cheio, tempo da água de consortes. Ainda por ali ficámos algum tempo a decidir se ficávamos ou íamos para o carro, as previsões não eram agradáveis. Descemos até à Peneda, curiosamente onde o PR Trilho da Peneda se une com GR as marcações são amarelas e brancas!Antes de chegar a Baleiral existe uma placa de madeira com marcas amarelas e vermelhas que fazem referência à Rota Soajo pertecente a uma das novas rotas dos Romeiros da Peneda.Mesmo antes de passar novamente o Rio da Veiga rumo a Tibo nova confusão com as marcações pois ainda não tinhamos conhecimento das novas rotas dos Romeiros da Peneda. Seguiu-se a pequena subida para Tibo e chegada ao carro às 21h. Foram 20km, circular, com um ascendente de 1200m e cerca de 8h de caminhada efectiva, altitude min. 475m no Rio da Veiga e máx:1075m na Branda de Bosgalinhas. O troço feito da GR encontra-se bem marcado, assim como as PR. Vamos às fotografias

Tibo
 Rio da Veiga

Rouças

Gavieira

placa de início do Pertinho do Céu

não tínhamos hipótesse, íamos levar com ela!
 como diz o amigo Paulo "até deve ter uivado"