Já à algum tempo que Drave estava nos nossos planos, já que a viagem ia ser longa até aos arredores de Arouca queriamos conhecer um pouco mais da área do que somente a aldeia de Drave. Esta rota do blog SudandoBotas, a quem agradecemos novamente, pareceu-nos bem, acabámos por não ir até ao Portal do Inferno.
Partimos de Côvelo de Paivó por um caminho lajeado sempre a meia encosta até Regoufe pelo bem marcado PR13 com uma distância de 4,5km, linear e com pouco desnível, de Regoufe a Drave seguimos o PR14 Aldeia Mágica, com uma distância de 4km, linear. Em Drave pudemos ver o bom trabalho levado a cabo pelos escuteiros da Base Nacional IV, estão a recuperar algumas casas da aldeia respeitando os traços originais, entre outras coisas, é de louvar. Seguiu-se um mergulho e almoço. Para regressar a Regoufe subimos a vertente rumo ao Alto da Drave passando por vários buracos no xisto, resultado da tentativa de explorar estanho naquela encosta, já no Alto da Drave a Xarah pregou um susto à simpática D.ª Fátima, enquanto controlava o rebanho de Regoufe numa sombra a Xarah apareceu-lhe de repente levando-a a pensar que era um lobo, contou-nos, entre outras tantas coisas, que o lobo tem andado activo por aqueles lados e que vai abrir um restaurante em Regoufe, quando tiverem nos vossos planos uma refeição por aquelas bandas recomendamos o restaurante "O Mineiro", mesmo à entrada da aldeia e muito próximo da antiga exploração mineira de volfrâmio. Do Alto da Drave descemos até Regoufe e seguimos novamente pelo PR13 até Côvelo de Paivó terminando com cerca de 17km percorridos com muita tranquilidade. Pena a área envolvente estar coberta de eólicas, esses monos gigantes. Aqui fica a informação do PR13 e do PR14.
Côvelo de Paivó
Côvelo de Paivó
sempre curiosas
Regoufe
Regoufe
Regoufe
Minas de Regoufe
nem parece que tem eólicas, mas é porque a máquina não é grande espingarda..
ali está, encaixada, Drave
Drave
Drave
Drave
t-shirts de vários pontos do país
sai mergulho
Drave
Drave
Drave
Drave ficava para trás
Xarah
Regoufe
Ola amigos
ResponderEliminarEste dia foi espetacular, e a companhia ainda melhor. No Alto de Drave, tivemos experiencia unica, conhecer a Dª Fatima e ouvir as suas historias foi algo muito bom. Foi em prazer fazer parte desta aventura. Muito obrigado
Ate breve
Mountain4ever
As fotos estão geniais! Parabéns
ResponderEliminarTambém conheci a sra Fátima e o seu restaurante, ambos encantadores!
Olá Salvador,
EliminarA mim ainda me falta conhecer o restaurante, mas quando voltar a caminhar por aquelas bandas é uma paragem obrigatória.
Obrigado
Cumps.
Xavier