17-06-2013 Tré Le Champ - Col des Montets - Tête Aux Vents - La Flégère - Chamonix, TOUR DU MONT BLANC, França

ETAPA 2

Nesta segunda etapa percorremos a variante do TMB de forma a evitar a "Delicate Passage", não estamos muito à vontade com partes demasiado expostas e o peso que levávamos às costas não iria ajudar.
Partimos do Col des Montets(1430m), atravessamos a estrada e entramos no trilho botânico e na reserva natural das Agulhas Vermelhas, minutos depois viramos à esquerda numa zona devidamente sinalizada com as direcções La Flégère e Lac Blanc, e começamos a trepar a encosta por um interminável zig-zag vencendo logo na primeira hora de caminhada uns 500m de desnível, passamos num primeiro miradouro para a Agulha Verde e para os Drus, no km seguinte o perigo espreitava nalguns ribeiros onde ouvíamos perfeitamente a água a passar por debaixo da neve, pouco depois, aos 2000m, quando a subida fica mais branda entramos no grande balcão do Sul e à medida que vamos contornando a encosta as vistas estendem-se para o maciço do Monte Branco. Ignoramos o caminho que sai à direita para o Lac Blanc e continuamos para Sul até atingir a grande mariola(Tête aux Vents 2130m) onde nos juntamos à rota principal, ponto de paragem obrigatória para contemplação e de cruzamento de trilhos. Deste ponto víamos La Flégère, onde supostamente iríamos terminar o dia, era só mais um horita de caminhada. Até lá o caminho é como sempre, muito intuitivo, descemos um pouco ao início, passamos pelo lado direito do Chalet des Chéseryes ignorando o caminho que desce para Argentière, de seguida passamos por uma cascata, atravessamos umas quantas linhas de água e mantemos mais ou menos a mesma cota até La Flégère(1880m) onde almoçámos.
Repasto tratado fomos perguntar a um pequeno posto de informação ao pé do teleférico sobre o estado do percurso do dia seguinte, o feedback foi que era desaconselhado, a juntar a isso o amigo escocês ligou-nos a meio da manhã, tinha estado no posto de turismo em Chamonix e também disseram para ele não fazer essa parte, a descida para Les Houches é agressiva e com tanta neve não se via o caminho.
Optámos por continuar a caminhar, abandonámos o TMB e descemos para Sul até Chamonix, primeiro por um estradão florestal e depois por um belo trilho que passa em La Floria, um Chalet com um ar muito acolhedor, 45min depois chegámos a Chamonix, comprámos uma carta com os 170km do TMB, impecável e como já estávamos moídos apanhámos o autocarro por 4km até Les Houches onde começámos a etapa do dia seguinte. Alguns registos de um dia que não foi dos melhores para fotografia mas foi dos melhores para a vista!
Col des Montets

Chalet la Floria

Chamonix
Les Houches
um zoom à agulha do midi