18-06-2013 Les Houches - Col de Voza - Bionnassay - Les Contamines - Camping Le Pontet, TOUR DU MONT BLANC, França

ETAPA 3

Para esta terceira etapa a alternativa pelo col de Tricot parecia ser um percurso mais atraente do que a rota principal, mas na altura em que começámos o TMB a ponte de Tricot não estava colocada, não sabendo se já estaria optámos por percorrer a rota principal que é a etapa que inclui maior numero de kms em estrada. Nesta etapa trocamos a neve por vales verdejantes, no col de voza, o glaciar de Bionassay, com a Aiguille du Goûter à esquerda e a Aiguille de Bionnassay à direita marcam a paisagem.
Partimos de Les Houches(1007m) para Oeste, atravessamos a localidade e próximo do teleférico Bellevue começamos a subir para o Col de Voza(1653m), à medida que vamos subindo o Vale d`Arve vai ganhando grandeza nas nossas costas. No colo podemos conhecer a história do famoso comboio que quiseram um dia levar até à agulha de Goûter aos 3800m, a linha centenária parte de St. Gervais e vai até ao Ninho da Águia situado aos 2400m, bem próxima do glaciar de Bionnassay e ponto de partida para a ascensão ao Mont Blanc.
Após passarmos no colo descemos para Sul sempre com o glaciar e as agulhas do nosso lado esquerdo, passamos pela localidade de Bionassay, entramos num bosque, atravessamos 2 rios, subimos um pouco num trilho de pé posto e ao chegar a um estradão viramos à direita, estradão esse que seguimos até Le Champel onde almoçámos.
Desde Le Champel vemos todo o Vale de Montjoie até ao colo de Bonhomme situado aos 2329m, que supostamente seria o desafio do dia seguinte e um dos pontos críticos do TMB por causa da neve.
 Repasto tratado restava-nos cerca de 2 horas até chegar a Les Contamines passando por várias pequenas localidades e bosques. Chegámos a Les Contamines a tempo de ir ao posto de turismo perguntar sobre o estado do colo e o tempo para os dias seguintes, a resposta não foi o que estávamos à espera mas foi aquilo que queríamos ouvir, era possível e não nos foi dada nenhuma recomendação em especial. Já as previsões do tempo também eram favoráveis. Se durante o dia reinava a sensação de que o tour estava para acabar e que iríamos abortar no dia seguinte, após aquelas palavras a moral voltava a estar em altas, minutos depois deste momento eufórico quando já pensávamos no sítio para montar a tenda o telefone toca, era o amigo escocês que também estava em Les Contamines, mais euforia! 
Fomos ao Carrefour local abastecer para um jantar diferente, um barbecue para celebrar o nosso reencontro. Caminhámos cerca de 30min. para Sul na continuação do TMB e acabámos o dia no camping le Pontet, sítio agradável com gente simpática. Que dia..
Vamos aos registos
Les Houches






Aiguille de Goûter e o refúgio


Aiguille de Goûter à esquerda, glaciar de Bionassay e Aiguille de Bionnassay à direita

Col de Voza
Col de Voza
Col de Voza

tramway






Bionnassay




evolução do piolet


Le Champel
Le Champel


Col du Bonhomme

















Les Contamines
Les Contamines


camping Le Pontet
o belo barbecue! 

1 comentário:

  1. Que mais tenho eu a dizer à cerca do Tour?
    ...Quem me dera estar lá com vocês!!!
    Estão brutais os registos!!!

    Força X's!!!!
    Abraço campeões!!!

    ResponderEliminar