23-05-2013 Vereda de La Estrella - Cueva Secreta, Guejar Sierra, Parque Nacional Sierra Nevada, Espanha

A Vereda de La Estrella é um dos ex líbris da Serra Nevada, o caminho foi construído para aceder à Mina de La Estrella, uma obra de engenharia notável. O percurso decorre ao longo do Vale do Rio Genil, sempre pela margem direita e com cerca de hora e meia de caminhada podemos pela primeira vez apreciar as faces Norte do Alcazaba(3370m) e do Mulhacén(3479m).
A placa de início encontra-se logo após atravessar o Rio Genil em Maitena, no Barranco de San Juan, a Este de Guejar Sierra. Começa por ganhar altitude rapidamente numa primeira fase mas até ao final do trilho não existem oscilações de relevo no que toca a subidas ou descidas. Com cerca de uma hora de caminho ao Rio Genil junta-se o Rio Vadillo vindo do lado esquerdo e encontramos a primeira bifurcação, o caminho da esquerda desce para até ao rio Genil e sobe abruptamente pela famosa Costa dos Presidiários, é uma forma de tornar o trilho em parte circular, mas pelo que tínhamos lido não era aconselhável pela falta de sinalização (o que não seria problema) e pelo risco de queda de pedras, optámos por fazer o percurso linear, mas esta variante deve ser algo de espetacular. 
O caminho da direita segue as marcações do PR, cerca de meia-hora depois chegamos ao primeiro miradouro designado "Viso de las Nortes" onde um painel informativo nos esclarece da paisagem que se revela à nossa frente, sobressaem de imediato o Alcazaba e o Mulhacén. 
Com cerca de 8km percorridos desde o início passamos pela primeira mina, a de la Probadora e alguns minutos depois pela segunda, a mina de La Estrella, de seguida o caminho após contornar a encosta desce até à ponte sobre o Rio Guarnón proveniente do Pico Veleta, recuperando a altitude perdida logo de seguida, segue-se a Mina de la Justiça. 
Continuando a caminhar para o interior do vale que se vai estreitando chegamos a uma zona onde confluem 4rios, designada de "El Real" onde a variante vinda da costa dos presidiários se junta ao trilho principal, neste ponto viramos à direita e cerca de 20min. depois chegamos ao final do trilho, a Cueva Secreta, um abrigo natural usado pelos pastores e pelos montanheiros. Almoçámos tranquilamente e queríamos aproveitar as vistas, mas as nuvens já tinham reclamado os picos, tornando o cenário muito diferente do que estava pela  manhã. 
O regresso foi feito pelo mesmo caminho, desta feita, com muita bicharada e também demos outra atenção à imensa flora, a certa altura começamos a ouvir um barulho vindo da encosta do outro lado do rio, quando prestamos atenção eis que um javali enquanto fuçava à procura de comida enviava dezenas de pedras pela encosta abaixo que só paravam no Rio Genil, 700m abaixo, parecia uma cabra naquela encosta declivosa. Já as cabras montesas vimos um pouco mais à frente, vários grupos andavam por ali. Acabámos o percurso já perto da hora de jantar, com tanta paragem demorámos umas 4h no regresso, pegámos no nosso hotel ambulante e fomos dormir para Cumbres Verdes onde iríamos começar a caminhar no dia seguinte.
Trilho linear, fácil, 22km(11+11) de distância, alt. mínima: 1180m e máx: 1690m, toda a info aqui.
placa de início











Alcazaba e Mulhacén

painel informativo



Alcazaba e Mulhacén


pela vereda de la estrella
mina de la probadora



mina de la estrella
ponte do rio Guarnón






o trilho vindo da costa dos presidiários vem desta encosta

Cueva Secreta
360 Cueva Secreta

humm...jardineira!!
Cueva Secreta




no centro da foto esta lá o dito javali que estava a espalhar o pânico naquela encosta











a parvoeira do cabredo








vista para Granda desde Cumbres Verdes

3 comentários:

  1. Vocês estão a ficar com um histórico cuidado...
    Estão brutais os posts!
    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Buen itinerario. ¿Bonito verdad?

    José Miguel Sola - Granada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Miguel,

      é de facto uma caminhada magnífica e bastante acessível.

      Saludo
      Xavier

      Eliminar