09-08-2014 Lac d'Emosson - Refuge de la Loriaz - Col de la Terrasse - Gorge de la Veudale, Finhaut/Vallorcine, Suisse/France

texto e fotografias: Xavier

No primeiro dia dos 10 de percurso do TMB no ano passado vimos a barragem do Lac D'Emosson pouco depois de passar o Col de Balme e logo aí ficou a vontade de a conhecer.
Para este fim de semana tínhamos pensado em algo para os lados de Chamonix, esta barragem fica antes de lá chegar para quem vem da Suiça, antes de passar a fronteira para lado francês saímos à direita em direcção a Finhaut, passamos esta localidade e uns kms depois sempre a subir chegámos à dita barragem.
Partimos do parque de estacionamento(1930m) em direcção ao grande muro de betão, passamo-lo e na primeira bifurcação flectimos para Sul rumo ao Refuge de la Loriaz(2020m), toda esta parte do percurso é um balcão para o maciço do Monte Branco e decorre sem grandes oscilações no desnível, existem correntes em várias secções que certamente ajudarão noutras fases do ano.
Cerca de 2 horas depois e já almoçados passamos pelo refúgio, mudamos de direcção para Oeste rumo ao Col de la Terrasse, numa primeira fase o trilho vai subindo gentilmente e vai ficando mais íngreme, contudo fácil.
No Col de la Terrasse(2648m) voltamos a passar a fronteira e damos com um cenário completamente diferente, vários pequenos lagos, o Mont Buet à esquerda e o Cheval Blanc em frente mostram uma paisagem mais árida, uma zona muito rica em diferentes tipos de minerais.
Contemplada a paisagem voltamos a mudar de direcção, começamos a descer passando entre os pequenos lagos, o trilho que faz a volta ao Lac Vieux encontra-se fechado devido a obras pelo que tivemos que descer pela Gorge de la Vendale, o que acabou por ser uma agradável surpresa, um numero grupo de cabras incluindo várias crias permitiram que as observássemos durante uma meia-hora como que ignorando a nossa relativa proximidade.
Já perto de chegar à barragem novamente o céu começou estranhamente a limpar, digo estranhamente porque o que temos presenciado é o tempo a ficar pior com o avançar do dia, quando voltamos a ter vista para o maciço do Monte Branco os picos estavam todos à mostra à excepção do Monte Branco, as cores de final do dia conferiam ao cenário outra beleza.
Se naquela altura já tivéssemos o nosso hotel ambulante era mesmo ali que tínhamos dormido.
Enquanto desfrutávamos da vista demos conta que a Xarah tinha uma unha de uma das patas traseira partida e aí a preocupação foi o sentimento que veio ao de cima, isto já no final do percurso, para que saibam, à data que escrevo isto ela já esta bem e em forma!
Dada a proximidade fomos "forçados" a ir jantar a Chamonix e aproveitámos para atestar a viatura, já de barriga cheia regressámos a casa terminando mais um belo dia aqui a uns escassos 50km de casa.
Alguns registos

video acelerado, vale a pena ver

mapa do percurso
Lac D'Emosson


Lac D'Emosson


Lac D'Emosson







bela varanda para o maciço








que fixe!

parte do maciço do Monte Branco

maciço do Monte Branco




Les Drus à esquerda



bela vista para almoçar não?
360 refúgio de Loriaz


Refuge de la Loriaz
Refuge de la Loriaz
nós por cá
maciço do Monte Branco


panorama maciço Monte Branco (parcial)
Col de la Terrasse




Col de la Terrasse
360 Col de la Terrasse
Cheval Blanc um pouco à esquerda
e o Mont Buet, também chamado de Monte Branco das damas
Xarah e a Tixa

um dos pequenos lagos
panorama Mont Buet e Cheval Blanc

não estava assim tanto calor mas ok Xarah




fantástico







cabredo
cabredo

cabredo
cabredo


 de volta ao Lac D'Emosson


nós por cá outra vez

Lac D'Emosson


Lac D'Emosson
parte do maciço do Monte Branco


novamente
Aiguille Verte e Les Drus

Monte Branco escondido atrás das nuvens

Sem comentários:

Enviar um comentário