10-08-2014 Ovronnaz - Loutse - Chamosentse - Cabane de Rampert - Plan Coppel - Saille, Ovronnaz, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Neste Domingo regressamos à bela localidade de Ovronnaz e fomos conhecer a Cabane de Rampert que é normalmente o ponto de partida para a ascensão ao Grand Muveran(3051m), o qual pensava que fosse mais fácil de aceder do que na realidade é.
Dentro da localidade de Ovronnaz(1330m) procurámos estacionar o carro o mais alto possível, uma vez que qualquer abordagem implica no mínimo 1100m de desnível até à Cabane de Rampert(2582m)
Partimos do parque de estacionamento Tourbillon ao 1418m e seguimos para Norte em direcção a Loutse(1767m) sempre pelo interior de uma bela floresta, deste ponto continuamos a subir na mesma direcção e uma hora depois passamos nos barracões do gado em Chamosentse(1908m) situados no sopé do dente com o mesmo nome, o qual ,visto desta perspectiva, tem um aspecto curioso.
Viramos à esquerda e continuamos a ganhar altitude até à zona de pastagem de Les Outannes(2042m), como estávamos a subir a um bom ritmo comecei logo a magicar uma subida ao Muveran, desde que não demorasse mais de 3horas(ir e vir) a partir do refúgio tínhamos tempo para tal.
Hora e meia depois chegámos à Cabane de Rampert(2582m), a primeira coisa que fiz assim que chegámos foi perguntar aos guardas do refúgio sobre a dificuldade da subida ao Muveran e rapidamente esqueci a ideia pois trata-se de um trilho super exposto em que o menor deslize é a "morte do artista".
Almoçamos virados para o Grand Muveran na companhia de várias cabras e gralhas, entretanto vi alguém a descer do pico e a pessoa que abordei confirmou-me que é mesmo um trilho super exposto, inclusivé mostrou-me por onde o trilho segue, tive mais de meia-hora a olhar para a montanha e nunca fiz ideia que realmente o trilho fosse por aquele sítio, tem mesmo um ar intimidador, tanto que nem é considerado um trilho como as habituais rotas marcadas, é um nível acima dos caminhos alpinos.
Repasto tratado e dúvidas esclarecidas continuámos a caminhada, descemos para Oeste na direcção do Petit Muveran, após alguns minutos a descer passamos numa primeira chã de nome Plan Salentse(2335m) onde começaram a "saltar à vista" várias rochas grandes com uma mistura magnífica de tipos de rocha, visto da nossa varanda não diria que a envolvência do Muveran seria tão interessante.
Mudamos de direcção para Sul, continuamos a perder altitude e passamos numa segunda chã de nome Plan Coppel(2125m), território das marmotas. Seguiu-se nova descida e nova chã, bem maior que as anteriores.
Numa bifurcação saímos à esquerda para descer para Ovronnaz via Lui Teis e algum tempo depois estávamos de regresso ao local de partida terminando assim mais um dia daqueles, tipo top.
Total de 18km, circular e 1200m de desnível.
Vamos aos registos

percurso do dia

video acelerado Petit Muveran






amanita muscaria

Loutse




esquilo



Dent de Chamosentse à direita
Chamosentse




Les Outannes







o refúgio do lado direito do colo



bouquetins 


Petit Muveran
Grand Muveran



Cabane de Rampert

mapa informativo dos picos
360 Cabane de Rampert
onde é o trilho?
cabras já habituadas aos humanos


Grand Muveran
Petit Muveran e Cabane de Rampert
gralha
gralhas
Petit Muveran

zoom aos Dents du Midi
eu à "caça" do trilho
ainda? esquece isso!

Cabane de Rampert e Petit Muveran

cabredo


nós por cá
Petit Muveran



talvez o mesmo abutre do egipto que vimos no Tour d'Argentine
Grand Muveran
Petit Muveran
Plan Salentse

Plan Salentse
incrível 

Plan Coppel







Sem comentários:

Enviar um comentário