Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

01-10-2016 Pont de Mauvoisin - Écurie du Vasevay - Col du Vasevay - Pointe du Vasevay, Val de Bagnes, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 10km
subida total: 1700m
descida: 1700m
altitude máx: 3354m
altitude min: 1670m
caminhada efectiva: 4h30m
cotação: T4
tipo: linear

O frio estava de volta, neste Sábado regressamos ao Val de Bagnes, há tanto para fazer por ali. No ano passado tentei por 2 ocasiões subir ao Pointe du Vasevay(3354m) sem sucesso.
Desta feita tentei por outro caminho, estacionei o carro logo a seguir ao túnel depois de Bonatchiese, o dia já se encontrava nublado e havia previsões de queda de neve.
Começamos por caminhar para leste, subindo pelo interior da floresta durante uns 20minutos, o trilho ziguezagueia encosta acima e com uns 45 min de caminhada passamos na Écurie du Vasevay(2157m), deste ponto voltamos a passar novamente a linha de água e embrenhamo-nos pelo vale de Vasevay apontando ao Col du Vasevay(3235m), entretanto começo a ver dezenas e dezenas de chamois e bouquetins, em grandes grupos, bem procurei por mariolas mas nada, aos 2500m o verde dá lugar ao cinza da pedra, a Tixa ficou por ali, à medida que ia avançando o terreno ia ficando mais difícil para progredir, muito cascalho escorregadio, ainda por cima sem um caminho definido foi uma subida pouco agradável, o colo já é bastante alto, aos 3235m, à medida que me aproximo do colo, o Pointe du Vasevay começa a ganhar dimensão.
Chegado ao colo ainda consegui ver o lago de Dix antes que o nevoeiro tomasse conta da paisagem. Fiquei espantado com a facilidade do trilho entre o colo e o pico, esperava uma parte bem mais difícil.
Uns 15 minutos depois chegava ao Pointe du Vasevay(3354m), tudo o que via à minha volta era cinzento, que pena, nem 5 minutos depois começaram a gelar os pés e as mãos,  a temperatura sentida pelas previsões ia rondar os -10ºC, seguramente não devia estar longe disso, um frio cortante, tive no máximo 10 minutos no pico, regressei  pelo mesmo caminho a um ritmo acelerado para ver se aquecia.
Uma hora e quarenta minutos regressava ao local de início. Lá voltaria ainda este ano para usufruir das belas vistas a partir deste pico com uma altitude interessante.
Alguns registos
as vacas a descerem das pastagens em altitude

bela floresta










écurie du Vasevay
Val de Bagnes
Col du Vasevay ao centro e Pointe du Vasevay à esquerda
Grand Combin à esquerda

Pointe du Vasevay
panorama O
perto do Col du Vasevay
e vinha o mau tempo
glacier de la Sale

no col du Vasevay
caminho para o pico

Pointe du Vasevay
Pointe du Vasevay





hora de regressar

Sem comentários:

Enviar um comentário