distância: 14,16km
subida total: 1070m
descida: 1070m
altitude máx: 3040m
altitude min: 2106m
caminhada efectiva: 6h
tipo: linear
cotação: T4
cotação: T4
Depois de um fim de semana fresquinho previa-se um novo f-d-s com temperaturas agradáveis. Uma vez mais partimos assim que cheguei do trabalho na sexta ao fim da tarde, carregamos a carrinha e fomos dormir ao Furkapass(2410m), a 2h15m de distância de Monthey. Lá chegados não estava tanto frio como na semana anterior no Nufenenpass. Depois de mais uma noite bem dormida acordámos quando o Sol já batia na carrinha. Tomámos o pequeno almoço e deslocámo-nos até Tiefenbach(2106), já no cantão de Uri, ali a escassos kms e onde iríamos começar a caminhar.
Iniciámos a caminhada por volta das 10, subimos por breves instantes pelo estradão e saímos à esquerda para o trilho de pé posto rumo a norte, o tempo estava como previsto, céu pouco nublado, uns 25 minutos depois de começarmos passamos em Alpetli(2250m), a àrea envolvente é interessante, entretanto é bem visível no topo de um rochedo o Albert Heim hutte(2543m), tendo em conta o percurso pensado era escusado passar no refúgio, acessível por vários trilhos marcados, contornamo-lo a oeste indo ao encontro do trilho alpino vindo do Sidelenhutte, flectimos para leste, descemos um pouco até ao ponto 2381m onde o caminho bifurca, as marcas num grande rochedo não deixam enganar, continuamos para norte e a partir daqui o trilho passa a caminho alpino, marcações brancas e azuis, passamos ao lado de vários pequenos lagos numa zona de extrema beleza.
Para norte o Winterlucke(2854m) é um colo com bom aspecto mas não é para ali que íamos, continuamos na rota marcada para leste, enquanto isso o espeto(3177m) situado ao lado do Winterstock(3203m) ganha uma forma espectacular visto desta perspectiva.
À medida que vamos avançando vamos nos aproximando da face sul do Lochberg(3040m), O granito desta zona tem uma cor e forma espectaculares. Pouco depois passava no Lochberblucke(2815m), olho para oeste e gostei do que vi, tinha melhor aspecto a sequência do caminho do que as fotografias que tinha visto. Abandono o trilho marcado e ataco aresta E/SE do Lochberg(3040m). A ajuda das mãos é bastante útil para progredir, uns 25 minutos depois de sair do colo chegava à cruz no pico Lochberg(3040m), o tempo estava maravilhoso assim como as vistas, o 360 deste pico é fenomenal, inclui toda a cordilheira do Dammastock, o pico mais importante desta zona do cantão do Uri, o Sustenhorn, Chelenalptal, o lago GoschenerAlpsee, Galenstock e bem mais próximo o que resta do glaciar da face norte do Lochberg.
Feitos os registos e apreciada a paisagem desci ao encontro da Tixa e da Xarah que estavam na zona dos pequenos lagos, o restante do regresso foi feito pelo mesmo caminho, por volta das 17h regressávamos ao local de partida.
Tempos:
Tiefenbach - lochberglucke 3h10m
Lochberglucke - Lochberg 25min
Lochberg - Tiefenbach 2h15m
Chegados ao carro fomos andando em direcção ao Furkapass e aproveitámos o facto de o sol ainda não se ter escondido atrás das montanhas para jantar por ali.
Repasto tratado deslocámo-nos a Bellwald, onde iríamos começar a caminhar no dia seguinte, e que caminhada!
Vamos aos registos
Furkapass
Alpetli
não há como enganar
Winterstock à esquerda e Lochberg à direita
ao centro o Albert Heim hutte
perto do Lochberglucke
aspecto da parte inicial da subida depois do colo
Goscheneralpsee
Dammastockgletscher
panorama O
Lochberg
360 Lochberg
Sustenhorn
eu no Lochberg
panorama N
panorama E
panorama S
de regresso a Tiefenbach
Sem comentários:
Enviar um comentário