25-09-2016 Bellwald - Flesche - Grieschumma - Risihorn - Taschehorn - Setzehorn, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 20,95km
subida total: 1530m
descida: 1530m
altitude máx: 3061m
altitude min: 1600m
caminhada efectiva: 8h
tipo: circular
cotação: T5
track: aqui


video do dia

Credo, que caminhada estrondosa. Bellwald é um sítio com uma vista formidável, partimos de Sportplatz(1640m), embrenhamo-nos na floresta onde ganhamos suavemente altitude até aos 1900m, altura em que emergimos da linha de árvores. O tempo estava top e assim permaneceu todo o dia, continuamos a subir por um estradão, passamos em Flesche(1987m), zona de teleféricos e onde andava muita malta a curtir as pistas de downhill.
De Flesche continuamos pelo estradão para NO e uns 45min depois passamos em Grieschumma(2350m), a Tixa andava com um torcicolo manhoso e decidiu ficar por ali com a Xarah. Continuando pelo trilho marcado e passado uma hora passo no Risihorn(2876m), este pico, com trilho marcado até ao topo, conta com uma bela vista 360 e é bastante frequentado.
A partir daqui começam as coisas sérias, deixa de ser trilho marcado e continuo para norte, no seguimento da aresta, jogando entre os grandes blocos rochosos à procura do melhor sítio para progredir, uma das partes mais difíceis do dia, chegado ao primeiro ressalto os blocos começam a ser bem mais pequenos o que torna a progressão mais rápida, continuo sempre na linha da aresta, volta e meia lá aparecem umas mariolas mas nem sempre quer dizer que é o melhor caminho, o dia continuava estupidamente bonito, a zona dos teleféricos tinham ficado bem para trás e começava a dar um aspecto selvagem. 45min depois de passar no Risihorn chegava ao Taschehorn(3008m), o primeiro 3000 deste dia.
Umas fotos da cruz e toca a andar rumo ao desafio do dia, o Setzehorn. A partir do Taschehorn existem umas setas azuis pintadas nas rochas, apesar do caminho a tomar ser evidente, ora à esquerda ora à direita, como até ali o caminho continua sempre pela aresta, volta a descer para um pequeno colo entre o Taschehorn e o Setzehorn, em quase toda a aresta usei as mãos para progredir.
Aproximo-me da face sul do Setzehorn, contorno um pouco a encosta para leste e não gostei nada do seguimento do caminho, por onde indicava a seta, o terreno era extremamente escorregadio, cascalho, a única coisa boa é que há bons apoios para as mãos e foi isso que me valeu, chegado ao topo dessa pequena corga olhei para baixo e logo percebi que tinha de arranjar uma alternativa, ao olhar para o meu lado direito vi o que me pareceu ser uma óptima alternativa.
Vencida essa corga manhosa foi só subir mais uns 5 min para atingir o Setzehorn(3061m), uma bela cruz assinala este pico que conta com uma das vistas 360 mais espectaculares que já vi até hoje. Mesmo aos meus pés estende-se o Fieschergletscher, visível em quase toda a sua extensão e uns 800m abaixo do pico. É claro que este grande glaciar, junto com o Wannenhorn(3906m) e o Finsteraarhorn(4274m) dominam a paisagem. Continuando para leste vê-se o Wasenhorn(3447m), o Galmihorn(3486m), bem mais distante o Furkapass, a sul toda a cordilheira sul do vale do Rhône coroado pelo Helsenhorn(3272m), continuando para oeste vê-se a zona do Simplon, montanhas de Mischabel, Matterhorn, Weisshorn, Bishorn...uma vista de luxo!
Fiquei por ali mais de uma hora, estava-se tão bem, comi algo e chegava a hora de regressar, não me apetecia voltar a passar na face norte do Risihorn, no Taschehorn sai uma aresta para leste que tinha bom aspecto.
Retomei caminho descendo pela tal alternativa, bem mais acessível, sempre com cuidado e usando as mãos, subi novamente para o Taschehorn onde flecti para leste, segui sempre pela aresta que desce suavemente e tem varias mariolas, pouco depois passa no primeiro lago, Zengsee(2706m), esta região estava brutal, neste primeiro lago foi onde regressei ao trilho marcado, continuo a descer e passo em mais 3 Lagos, contorno a encosta pelo Panorama weg, a descida desde o Setzehorn até Flesche passando pelo panorama weg é a parte mais espectacular do percurso.
Em Flesche(1987m) apontei a festo para Sul, passei na capela da Maria é um pouco mais abaixo deparei-me com 3 bambis. Uns 15 minutos depois regressava a Bellwald terminando este fim de semana genial, mais um.
Desde o Setzehorn(3061m) até Bellwald(1640m) demorei 2h35m para percorrer os 10,5km de distância, isto com as botas rígidas de alpinismo, estou em forma!

tempos úteis
Bellwald-Risihorn (3h10)
Risihorn-taschehorn(45m)
Taschehorn-Setzehorn(30min)
Setzehorn-Bellwald (2h35m)

Vamos aos registos
Bellwald




panorama S
montanhas de Mischabel e Weisshorn







Taschehorn à direita
a caminho do Risihorn
Wannenhorn e Risihorn
montanhas de Mischabel à esquerda, Matterhorn ao centro




parte final da subida para o Risihorn
Risihorn

Wannenhorn
Risihorn

360 Risihorn
zona com bastantes lagos, onde passaria na descida


Wannenhorn e Finsteraarrothorn
Taschehorn e Setzehorn à direita
descida da face n do Risihorn



sempre em grande estilo o Wannenhorn







Taschehorn

360 Taschehorn

aresta para o Setzehorn
as tais setas azuis


a parte manhosa

Setzehorn
Wannenhorn

360 Setzehorn
Finsteraarrothorn
Fieschergletscher


panorama SO
panorama S
panorama E
o Galenstock ao longe
Galmihorn
Wasenhorn
panorama N
panorama E

panorama O
genial este cenário

Fieschergletscher


eu no Setzehorn
descida bem mais fácil



Taschehorn

depois de passar novamente no Taschehorn flecti para leste













perto de Flesche

fim de dia maravilhoso

Sem comentários:

Enviar um comentário