18-7-2017 GR20 Dia3 Refuge Asco - Pointe des Eboulis - Refuge Tighjettu - Refuge Ciotullu di i Mori, Córsega, France

ficha técnica:
distância: 20,9km
subida total: 2011m
altitude máx: 2600m
altitude min: 1400m
caminhada efectiva: 11h
tipo: linear

Dia3
Para este terceiro dia tínhamos projectado fazer a etapa 4 e 5, a etapa 4 sofreu uma alteração depois do acidente que matou 7 caminheiros no cirque de la solitude, a versão que antigamente era a variante é hoje em dia a via normal, uma volta bem maior mas é uma etapa bem interessante, passa no Pointe des Eboulis(2607m), ponto mais alto de todo o GR20, deste ponto é possível fazer um desvio de 1h30m e visitar o Monte Cinto(2706m), pico mais alto da ilha. Ora como queríamos fazer duas etapas neste dia não subimos ao Monte Cinto, também por achar que a vista é muito semelhante ao Pointe des Eboulis. Esta alternativa tem algumas partes técnicas, sempre equipadas com correntes, às 6h30m já caminhávamos o que permitiu fazer os 1400m de desnível quase sempre à sombra, no Pointe des Eboulis continuámos pela aresta até passar num segundo colo, onde se inicia a grande descida para o refuge Tighjettu(1680m), chegamos a este refúgio com 6h10m de caminhada desde Asco, tratámos do almoço e retomámos a caminhada para mais uma etapa, uns 20 minutos depois passamos em Bergeries de Ballone, um barraco...neste local perguntámos onde havia uma nascente, uma vez mais sentimos o poder destes "guardas" estúpidos ao mais alto nível, a resposta à minha pergunta foi, "tenho água mas é para vender", ao longo do GR20 foi uma coisa que nos chocou, a malta tá-se a borrifar completamente para o turista, nunca assim tínhamos visto, uma antipatia fora do normal.
Lá continuámos pela floresta até começar novamente a subir rumo a um outro colo, uns 15 minutos depois de passar no colo chegávamos ao refuge Ciottulu di i Mori, isto por volta das 19h, onde voltámos a encontrar um grupo de 6 austríacos que começaram no mesmo dia que nós, tinham um ritmo impressionante!
Nesta segunda etapa demorámos umas 4h, que é o tempo previsto.
Montar a tenda, fazer o jantar e por volta das 22h arrochámos, acordei por volta das 2 da manhã, aproveitei para sair da tenda e admirar durante um quarto de hora o céu super estrelado, muito bom! Voltei para a tenda e dormi um pouco mais até às 5 e pouco.
Este foi um dos dias mais espectaculares do nosso GR20.