20-7-2017 GR20 Dia5 Refuge Manganu - Refuge Petra Piana - Refuge de l'Onda, Córsega, France

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 18,07km
subida total: 1248m
descida: 1458m
altitude máx: 2171m
altitude min: 1383m
caminhada efectiva: 8h30m
tipo: linear
track: aqui


video do dia

Dia5
Acordámos novamente às 5, tratámos do pequeno almoço e por volta das 6h15m começámos a caminhar, mais um dia que se previa longo.
Começamos por subir a um colo, Bocca á e Porte, donde se tem uma vista bem bonita para os lagos de Melu e Capitellu. Deste colo o trilho continua para a direita seguindo a aresta, contornamos os 2 lagos a uma cota bem superior, uma vez mais usamos várias vezes as mãos para progredir, uma boa hora depois passamos noutro colo, Bocca à A Soglia, uma hora e pouco depois passamos noutro colo, Bocca Muzzela, onde iniciamos a descida para o refuge Petra Piana.
Nesta parte mandei uma queda e desloquei o ombro, altura em que disse à Tixa para ir buscar ajuda, na minha cabeça a aventura do GR20 tinha acabado ali. Consegui tirar a mala e ao levantar-me sempre com o braço junto ao corpo miraculosamente o ombro foi ao sítio, conseguia mexer os dedos e o braço, é claro que não conseguia fazer alguns movimentos, não tinha dor, só uma impressão estranha no ombro, descansei alguns minutos e com medo que viesse uma dor insuportável descemos para o refuge Petra Piana onde me informei sobre o que deveria fazer, devia dar descanso e por gelo, impossível, entretanto no grupo dos austríacos havia um doutor, ele analisou-me e fez alguns movimentos para ver se tinha dor, bom sinal, a dor era suportável.
No dia a seguir a primeira etapa iria passar numa localidade, se tivesse mal era ali que abortava.
Isto era hora de almoço e no programa deste dia estavam incluídas duas etapas, como me sentia bem, atacámos a etapa 8, entre o refúgio Petra Piana e o refuge de l'Onda, o caminho mais interessante é a alternativa, que segue sempre pela aresta, bonito, marcado com 2 traços amarelos em vez do tradicional vermelho e branco.
4 horas depois de sairmos do refuge Petra Piana chegávamos ao refuge de l'Onda, uma autêntica quinta, as tendas montavam-se num cercado com relva, que luxo, foi a primeira e única vez que tal sucedeu.
Chegámos a este refuge de l'Onda com um total de 9 horas de caminhada efectiva para fazer as etapas 7 e 8, isto eram umas 5 da tarde, tivemos tempo para descansar, confraternizar, tomar banho, lavar roupa, essas coisas todas. Às 10 da noite deitámo-nos quando já não havia movimento nenhum no cercado, continuava sem dores mas com uma impressão, dormi numa posição em que o braço estava relaxado, na esperança que tivesse bem no dia a seguir.
Vamos aos registos












Lagos de Melu e Capitellu

































Refuge Petra Piana

























Refuge de l'Onda









Refuge de l'Onda

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Serafim,

      Estou fino, foi em Julho que fiz o GR20 e que me aleijei, tou pronto para outra

      Abraço

      Eliminar