19-7-2017 GR20 Dia4 Refuge Ciotullu di i Mori - Col de Vergio - Lac de Nino - Refuge Manganu, Córsega, France

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 24,15km
subida total: 770m
descida: 1163m
altitude máx: 1980m
altitude min: 1350m
caminhada efectiva: 8h
tipo: linear
track: aqui


video do dia

Dia4
Neste quarto dia levantámo-nos às 5 e começamos a caminhar às 6, esta sexta etapa é das longas, 24km, 750m desnível positivo, 1150m desnível negativo, é também das etapas mais bonitas e variadas.
Do refuge Ciottulu di i Mori continuámos pela aresta a SO durante 1km até que descemos para base do vale, por onde andamos vários kms, passamos em belas lagoas, numa ponte e um pouco depois onde supostamente haveria uma segunda ponte, ela está lá mas encontra-se completamente destruída, felizmente o rio tinha pouco caudal pelo que foi fácil passá-lo, a paisagem nesta área é especialmente bonita.
Pouco depois passamos nas bergeries de radule e entramos na floresta até desembocar no Col de Vergio, neste local as placas com os nomes dos refúgios estão vandalizadas, lê-se "ladrões" ao lado do nome dos refúgios, o que no meu ponto de vista, é bem verdade, pagar para um bivouac é ridículo, ainda para mais chegas ao refúgio e encontras um mar de tendas verdes da quechua, daquelas de 2 segundos, todas elas ocupam os melhores sítios e adivinhem só, entre 70 a 80% estavam constantemente vazias, é impressionante, os guardas dos refúgios, que de guardas não tem nada, durante o ano nem lhes tocam, é ridículo, tudo isto porque não querem ter trabalho e porque estão-se a cagar para os turistas, é impressionante, enfim, adiante...
Chegamos a Castel de Vergio por volta das 9 da manhã, em menos de 3 horas já levávamos mais de 10km percorridos, estávamos cheios de pica!
Em Castel de Vergio existe um restaurante, quando vimos que também tinha bolos os nossos olhos brilhavam! Cappuccino e 2 panikes de chocolate, estavam deliciosos!
Reabastecemos também de comida e atacámos a segunda parte desta etapa 6, voltámos a entrar na floresta, subimos a um primeiro colo, Col de Vergio, e depois a um segundo, pouco depois passávamos num dos pontos altos deste GR20, o magnífico Lac de Nino, esta zona é bela mas bela, descemos ao lago e continuamos a marcha, assim que voltamos a entrar na floresta parámos à sombra para almoçar e descansar um pouco, Repasto tratado retomámos a caminhada, 1h e pouco depois chegávamos ao refúgio de Manganu, eram umas 3 da tarde, ainda tínhamos tempo para fazer outra etapa mas iríamos chegar super tarde e já tínhamos 24km nos pés neste dia. Decidimos ficar por ali e aproveitar um pouco, descansar, lavar roupa, essas coisas, aproveitámos também para confraternizar, o local deste refúgio é bem simpático!
Alguns registos
Refuge Ciotullu di i Mori



























hum....







Col de Vergio













Lac de Nino

Lac de Nino




Lac de Nino





um bom repouso à sombra







chegada ao refuge de Manganu

Sem comentários:

Enviar um comentário