20-06-2018 Vaqueria(3700m) - Yanachaca - Huaripampa - Paria camp(3870m), Santa Cruz trekking day1, Parque Nacional Huascarán, Peru

Ficha técnica:
Tipo - linear
Cotação - fácil
Caminhada efectiva - 3h30m

Para continuarmos a aclimatação decidimos fazer um outro percurso de 4 dias, 55km, o Santa Cruz Circuit, seguramente o mais popular da Cordilheira Branca, deve a sua popularidade à beleza do percurso claro, um trilho sempre nítido e evidente e a passagem num colo com 4750m de altitude de relativa facilidade, o percurso decorre no Parque Nacional de Huascarán, para tal tivemos de comprar autorizações, o preço depende dos dias, 30 soles para actividades de 1 dia, 60 soles para actividades de 2/3 dias e 150 soles que é válido para 1 mês, mesmo sabendo que normalmente iríamos fazer o percurso em 4 dias, comprámos o bilhete de 3 dias, 60 soles cada um, o percurso pode ter início em 2 locais, Vaqueria(3680m) ou Cashapampa(2900m), escolhemos como grande parte das pessoas, começar em Vaqueria.
Para chegarmos a Vaqueria(3680m) tivemos a nossa primeira verdadeira experiência em coletivos, imaginem aquelas toyotas de 9 lugares com 15 pessoas lá dentro, a cada 500m entra e sai gente, é uma experiência a não perder, não existe melhor forma de conviver com os locais, isto foi o que vivenciámos no primeiro colectivo entre Huaraz e Yungay, aproximadamente uma hora de viagem por 5 soles(1,25€!), em Yungay assim que saímos do colectivo somos abordados “Vaqueria , Vaqueria, vamonos!” Neste segundo colectivo éramos só turistas, ao todo éramos 5, a viagem dura umas 2h30m/3h até Vaqueria, custa uns 15 soles, assim que passamos o posto de controlo do parque nacional a estrada passa num cenário absolutamente brutal, enormes paredes escarpadas e lindíssimas lagoas na base do vale, um pouco mais tarde passamos num colo a 4700m, é verdade, 4700m de altitude no colectivo!! Segue-se a descida para Vaqueria, 1000m mais baixo. Saímos de Huaraz às 5 da manhã, chegamos a Yungay às 6, esperamos um pouco, partimos de Yungay às 7 e chegamos finalmente a Vaqueria às 10 da manhã, impressionante, ainda era cedo e já tínhamos a sensação de ter vivido meio dia, muitas emoções.
Finalmente em Vaqueria(3680m), metemos creme solar e atacamos a primeira etapa, começamos por descer e passar o rio, contornamos a encosta, passamos novamente um outro rio, passamos em Yanachaca(3440m), a partir daqui o trilho é evidente, até então pode haver alguns problemas na navegação. O trilho passa ainda noutro pequeno povoado chamado Huaripampa(3560m), sempre toda a gente muito simpática, passamos de seguida num posto de controle do PNH onde temos que voltar a mostrar as autorizações, prosseguindo caminhamos pela base do vale a um ritmo tranquilo, 3h30m depois de iniciarmos a caminhada chegamos ao acampamento Paria(3825m) onde damos por terminado este primeiro dia. Esta época apesar de ser o Inverno é o chamado Verão Andino porque nunca chove, mas em TODAS as noites que acampei acordei com a tenda com uma camada de gelo, fruto das noites de céu limpo, o Sol nasce às 6 e põe-se às 18h.
Logo na primeira noite quando me levantei por volta das 2 da manhã para fazer algumas exposições manuais com a máquina fiquei espantado com a quantidade de gelo que a tenda já tinha.
Vamos aos registos
que moca

tem umas belas vistas esta estrada