26-06-2018 Huayhuash Circuit day2 Laguna Mitococha(4270m) - Laguna Alcaycocha(4681m) - Laguna Carhuacocha(4210m), Cordillera Huayhuash, Peru

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
Distância - 11,28km
Subida total - 734m
Descida total - 806m
Altitude Max - 4883m
Altitude min - 4209m
Tipo - linear
Cotação - difícil (bom sentido de orientação necessário)
track: aqui


video do dia

Dia 2

O dia acordou cinzento, não consegui ver as grandes montanhas e para além disso estava muito nevoeiro no colo situado do lado esquerdo da Laguna Mitococha, tratei do pequeno almoço tranquilo e arrumei as tralhas, entretanto uma aberta deu-me o sinal que precisava, eu era o único neste dia a fazer este trilho e tinha consciência que a nível de navegação era o dia mais difícil pois não havia trilho definido em parte alguma até à Laguna Alcaycocha.
Tralha arrumada comecei por contornar o Lago Mitococha pelo lado esquerdo, no extremo Sudeste do lago começo a ziguezaguear montanha acima rumo a um pequeno colo evidente seguindo por vezes trilhos de vacas, fui sempre subindo à procura de mariolas mas nada.
Atingido este colo fico com vista para um vale escondido entre o vale da versão clássica e o vale da laguna Mitococha, mantive-me próximo da aresta mas sempre mais descaído para o lado do tal vale escondido, uns 100m depois de caminhar para Sul eis que vejo a primeira mariola, a partir deste ponto estava tranquilo, sei que estava no bom caminho, continuo com ligeiros sobes e desce, mas sem nunca descer mais de 50m, um pouco mais frente vê-se é possível ter uma noção do resto do caminho até um segundo colo evidente antes de descer para a Laguna Alcaycocha, nesta parte uns 5 condores voavam a uns 50m da minha cabeça, vi-os pela primeira vez, que gigantes e que momento, o tempo continuava muito nublado e pouco antes de flectir para Este rumo ao segundo colo eis que começa a cair granizo à bruta e o vento soprava forte, fui forçado a parar e agasalhar-me com tudo o que tinha, foi impressionante como a temperatura desceu num tão curto espaço tempo.
Com 2h20m de caminhada chegava ao tal colo com vista para a Laguna Alcaycocha, desci para a lagoa e contornei a mesma a Sul, depois houve ali um momento em que continuei demasiado para Sul e devia ter descido logo para Este pouco depois de ter passado a lagoa mas não foi grave, antes de descer rumo ao encontro do trilho da versão clássica parei e tratei de almoçar, quando fervia água voltou a cair granizo mas foi por pouco tempo.
Repasto tratado bastou-me descer ao encontro do trilho da versão clássica e uns 45 min depois chegava ao acampamento Carhuacocha, talvez o primeiro grande ponto alto deste circuito, terminei a caminhada às 13h30m, tinha tempo de avançar mas eu sabia que já estava num dos highlights do percurso, não tinha era essa noção porque as montanhas estavam cobertas, fiquei por ali na confraternização, beber muitos líquidos e comer bem, 18h30m fui para o interior da tenda estudar a rota do dia seguinte, às 8 da noite quando saio para ver o céu fiquei escandalizado, o cenário estava brutal, as montanhas completamente descobertas e a lua nas minhas costas, foi fazer time-lapses e exposições manuais até gastar as baterias, voltei para a tenda às 22h, feliz por ter ficado por ali, era hora de dormir.
Vamos aos registos




comida para 6 dias


Laguna mitococha







Laguna Mitococha



vale escondido
condores





de seguida contorno toda a encosta rumo ao colo no centro da imagem






vale escondido





granizo





Laguna Alcaycocha















de volta à versão clássica do Huayhuash Circuit



Laguna Carhuacocha









Siula Grande
Yerupajá

Jirishanca
boa escolha para fazer o Huayhuash

Siula Grande e Yerupaja
et voilá



Siula Grande e Yerupaja




Yerupaja e Jirishanca






Sem comentários:

Enviar um comentário