12-10-2013 Leonte - Carris de Maceira - Messe - Conho - Antena do Borrageiro - Corga do Areeiro - Camalhão - Vidoal, Serra do Gerês, PNPG

Nova incursão pelas alturas da Serra do Gerês por caminhos já bem conhecidos com o objectivo de avistar novamente os abutres.
Percurso: Portela de Leonte - Curral de Maceira - Curral das Tábuas - Carris de Maceira - Albas - Messe - Conho - antena do Borrageiro - Roca Negra - Corga do Areeiro - Camalhão - Freza - Vidoal - Portela de Leonte.
Parti da Portela de Leonte e segui alguns metros pela estrada em direcção à Portela do Homem, antes de passar a ponte sobre o Rio Maceira cortei à direita e segui na direcção do Curral de Maceira situado no interior do vale, chegado ao curral subi na direcção do Pé de Medela pelo trilho bem definido que nos leva a ganhar altitude rapidamente, chegado a uma primeira chã procurei um caminho alternativo e apareci no curral das Tábuas a Norte com outra perspectiva do Pé de Medela.
De seguida deambulei por Carris de Maceira algum tempo à procura de novas perspectivas e segui em direcção às Albas, antes de lá chegar vi ao longe uma mão cheia de grandes aves, pareciam vir na minha direcção, sentei-me e aguardei um pouco, minutos depois tinha 4 abutres a rodar ,seguramente, a não mais de 50m da minha cabeça, maravilhoso, estava tão encantado que nem sabia qual deles filmar, após dezenas de fotografias e vídeos tiro os olhos da máquina, quando olho novamente para o céu eram 7 abutres, e de repente sem sentir medo ou algo de género estava todo arrepiado, e eufórico também, para além disso  sentia uma alegria enorme por estar ali a usufruir daquele momento.
Este espectáculo durou uns 20 minutos, após terem a certeza de que não havia nada para comer ali seguiram o seu rumo em direcção à Serra Amarela e eu desci para os Prados da Messe, o dia estava ganho!
Da Messe prossegui para o Conho onde permaneciam algumas vacas, nas grandes mariolas que antecedem a Lomba de Pau segui na direcção da Antena do Borrageiro, daí desci para a Roca Negra e rumei ao Vale Teixeira pela Corga do Areeiro, almoçei no Camalhão, continuei para o colo a norte do vale e passei no Vidoal onde começa a descida de regresso a Leonte num total de 18km.
    Seguem-se os registos
Portela de Leonte

Pé de Cabril

Pé de Medela
abrigo no curral das tábuas

outra perspectiva do Pé de Medela

Albas
Borrageiro e Porta Ruivas à espreita

ai se eu tivesse outro zoom...

Messe

Conho

Borrageiro sempre atento como que um farol
Rocalva

antena do Borrageiro
Rocalva e Roca Negra

Corga do Arieiro

uma irmão mais pequeno arco do borrageiro