Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

13-10-2013 Peneda - Salgueiral - Cruzes - Curral Velho - Chão da Matança - Tieiras, Serra da Peneda, PNPG, PT

Conhecer de perto o Curral Velho era o objectivo de mais uma deslocação à Serra da Peneda.
Partimos da aldeia e subimos a encosta pela calçada da Quelha Escura, já nas partes cimeiras da Serra passamos pela Branda do Poulo da Felgueira Ruiva com o nevoeiro a seguir-nos e com o tempo a adivinhar chuva. Da Branda continuamos para Norte sempre pelo limite concelhio entre Arcos de Valdevez e Melgaço, antes de chegar à Chão da Matança viramos à direita na direcção das Cruzes, passamos um ribeiro e aproximamo-nos do Curral Velho, a partir deste ponto começou a chover certinho e não mais parou, já o nevoeiro por vezes era cerrado.
Encontramos um abrigo debaixo de um grande bloco granítico que nos pareceu o sítio indicado para o almoço, pelos meus cálculo já estaríamos muito perto do dito Curral, aproveitámos uma fase em que chovia menos e tentámos abordá-lo, passamos por uns portelos e creio que vimos o Curral, enfiado numa chã e com grandes carvalhos em volta, mas não valia a pena investigar porque o tempo não estava propício para tal.
Voltámos um pouco atrás e descemos para a Chão da Matança, de seguida embrenhamo-nos pelo carvalhal, descemos até Tieiras, passamos a estrada e seguimos para a Peneda pelo percurso da GR sempre na margem do Rio Peneda.
Vamos aos registos, desta vez com muito nevoeiro...
Peneda

calçada da Quelha Escura






Branda da Felgueira Ruiva

















Xarah
Chão da Matança

Xarah
bloco granítico 
humm.....cookies!



Curral Velho, penso eu



Chão da Matança









Sem comentários:

Enviar um comentário