26-10-2013 Portela do Homem - Carris - Lamalonga - Curral das Cadeiras - Couce - Lagoa do Marinho, Serra do Gerês, PNPG

Texto e fotografias: Xavier

O objectivo desta caminhada era conhecer uma das ligações possíveis entre a Lamalonga e a Lagoa do Marinho.
Partimos da Portela do Homem na direcção das Minas dos Carris pelo interior do Vale do Homem, passei pela primeira vez entre o Modorno e as Abrótegas depois do incêndio e vi umas quantas mariolas em sítios diferentes que estavam há muito escondidas entre a vegetação, já o trilho em si está uma desgraça, com as fortes chuvas, a pouca terra vai desaparecendo ficando o trilho cada vez mais coberto de pedra solta.  
Das Abrótegas seguimos para os Carris onde almoçámos tranquilamente, repasto tratado descemos ao lado da lavaria velha, já na base daquela enorme chã que é a Lamalonga cruzámos o ribeiro, passamos num pequeno curral e após caminhar um pouco para Sul dobramos nova encosta, passamos o Barroco de Trás da Pala situado a Este das Maceiras e continuamos para Sul sempre na margem do ribeiro até passar nos Currais das Cadeiras onde passei pela primeira vez, atravessados os currais continuamos no mesmo rumo, dobramos nova encosta e ficamos com a Lagoa do Marinho já ali, passamos na Lama do Bogalho e descemos para Couce pelo Vale Travesso, atravessamos os Currais de Couce e juntamo-nos ao trilho que vem dos lados dos Cocões na direcção do Marinho, minutos depois chegámos ao abrigo com cerca de 18km percorridos e pouco depois de lá estarmos contámos com a inesquecível companhia do Sr. Custódio de Cabril e as suas "sócias", uma cabra e uma cadela, Vigia e Seta respectivamente. Tratámos de recolher raízes de urze para aquecer a malta e depois de uma luta titânica com a fogueira lá conseguimos estabilizar a coisa e fez-se luz contrariando as perspectivas! 
Se o dia só por si tinha sido muito agradável, a companhia do Sr. Custódio a juntar à que já tinha tornou a coisa ainda mais espectacular, um bem haja!
Como é hábito aqui ficam alguns registos

Cascata de S. Miguel


medronhos








Xarah

uma das ditas mariolas












Abrótegas


Carris

represa

Negras



Lamalonga no horizonte
Lavaria Velha










360 próximo do Curral das Cadeiras

corso a meio da foto

Curral das Cadeiras
Curral das Cadeiras
abrigo
Curral das Cadeiras




Lama do Bogalho




Circo Glaciar dos Cocões ao fundo

Borrageiro
Couce


abrigo do Penedão

Sem comentários:

Enviar um comentário