27-10-2013 Lagoa do Marinho - Lamas de Homem - Portela do Homem, Serra do Gerês, PNPG, PT

Texto e fotografias: Xavier

O nevoeiro cerrado que se fez sentir pela manhã deste Domingo aliado à boa companhia com que estávamos fez com que aguardássemos sem problema até às 11 da manhã no abrigo do Penedão na esperança de que ficasse melhor com o avançar da manhã mas nada. 
Não era de todo a minha ideia voltar à Portela do Homem pelo Vale do Homem mas como o nevoeiro insistia em ficar não nos restou outra opção, ou melhor, jogámos pelo seguro, não nos metemos em grandes aventuras e seguimos pelo caminho de mais fácil orientação.
Partimos já perto da hora de almoço do abrigo em direcção a Lamas de Homem, passamos em Couce e na base dos Cocões de Coucelinho antes de subir para os Currais de Lamas de Homem, pouco depois passávamos nas Abrótegas onde parámos para repor algumas energias e onde, finalmente, após algumas ameaças, o nevoeiro desapareceu já perto das 2 da tarde e parecia um dia completamente diferente.
Aquela hora não nos restava outra opção a não ser descer pelo Vale do Homem novamente, arrisco dizer que hoje em dia é o trilho mais penoso de se fazer em toda aquela área.
Ao longo da descida vimos vários grupos de cabras na Encosta do Sol, todas a descansar na cumeada, juntei a isso as mariolas que saem na direcção de Cidadelhe na zona ardida e magiquei logo ali qual seria um dos próximos trilhos a fazer em breve..
Vamos aos registos
 abrigo do Penedão
 o nevoeiro manteve-se assim toda a manhã
 Seta




 Xarah







 uma cabra bem ao longe
 zoom à Lagoa do Marinho




 Lamas de Homem
 Lamas de Homem

 ponte das Abrótegas







 2 bodes a descansar
 com a zona ardida ficam à vista grandes poças do jovem Rio Homem








 Outono

 azevinho fêmea 


Sem comentários:

Enviar um comentário