13-06-2015 Mayens de Conthey - Sex Riond - Lodze - Etang de Trente Pas - Flore, Valais, Suisse

ficha técnica
distância: 16km
caminhada efectiva: 5 horas
tipo: circular
track aqui

Neste fim de semana, ao contrário de quase sempre, saímos de casa sem planos em grande parte porque as previsões apontavam para dois dias de chuva. Antes de passarmos Sion surgiu a ideia de ir para os lados do Col du Sanestch mas em Conthey passamos pela placa que indica que o mesmo estava fechado, da base do vale é possível ver as zonas de pastagem de Mayens de Conthey, um pouco mais acima uma aresta, bem larga, entre Sex Riond e o Mont Gond despertou-nos a atenção, analisamos o mapa e fomos caminhar para lá.
Começamos a caminhar em Codoz(Mayens de Conthey, 1470m), subimos pela floresta até passar a linha de árvores e ficamos logo ao lado do Sex Riond(2027m), contornamos esse modesto pico e com uma hora de caminhada  passamos na cabana de Lodze, entretanto apontamos a aresta a Norte do Sex Riond que se prolonga por alguns kms, chegamos lá rapidamente, almoçamos com vistas desafogadas e continuamos para Norte em direcção ao Mont Gond, a progressão pela aresta ia sendo fácil até porque é bem larga, passamos num pico(2600m) com uma cruz, mesmo ao lado do Mont Gond mas do qual não sei o nome, se ao longe o Mont Gond(2710m) tinha bom aspecto ali rapidamente nos apercebemos que não deve ser assim tão fácil, enquanto isso iam-se acumulando as nuvens, mas uma vez mais, o tempo estava melhor que o previsto.
A encosta por onde íamos descer tinha alguma neve, descemos em direcção aos lagos Etang de Trente Pas(2196m) jogando com a orografia do terreno uma vez que não existe um trilho marcado na zona, foi então que começámos a ver centenas de pedaços de ferro, inclusivé balas que aparentam pela ferrugem estar ali há várias decádas, não as trouxemos mas sei onde estão, talvez um dia.
Passo em Etang de Trente Pas e a Xarah começava a dar sinais de fatiga, para além dos mais de 30km do dia anterior o tipo de rocha nesta caminhada era calcário com muitas fendas e muito irregular que não lhe facilitava a vida. Pouco tempo depois passamos em Flore, zona de pastagens e daqui até ao local de início é uma horita sempre a caminhar de frente para os vales a Sul do Rhône.
Chegados ao carro e uma vez que o tempo não estava assim tão mau decidimos continuar para o Alto Valais, passamos Sierre, Turtmann e seguimos para Raron onde uma estreita estrada sobe a montanha bem inclinada, seguimo-la até ao fim mas ali já chovia e o vento soprava forte, não sendo o local do início da caminhada do dia seguinte baixámos até Rarmerchumma onde dormimos.
Os registos fotográficos, muitos da flora.