03-10-2015 Chandonne - Le Clou - Erra d'en Bas - Col de Mille - Mont Rogneux - Col de Mille - La Vuardette, Liddes, Val d'Entremont, Valais, Suisse

ficha técnica
distância: 19,57km
altitude máx: 3084m
altitude min: 1530m
caminhada efectiva: 6h30m
tipo: circular
Neste Sábado voltámos ao Val d'Entremont e subi ao Mont Rogneux(3084m), situado na fronteira entre o Val d'Entremont e o Val de Bagnes.
Partimos de Chandonne(1500m), situado um pouco acima de Liddes, começamos por subir um pouco pela estrada, pouco depois embrenhamo-nos na floresta por um trilho de pé posto não marcado por breves minutos até desembocar num estradão, continuamos rumo Este na direcção do interior do vale, passamos a linha de água e invertemos o rumo da marcha até Le Clou(1715m), altura em que voltamos a flectir para Este acompanhando o trilho marcado, continuamos embrenhados na floresta durante uma meia hora, pouco depois passamos em Erra d'en Bas e apontamos directamente ao Col de Mille(2450m) sem passar por Erra d'en Haut, passamos no colo com 2 horas de caminhada, o tempo esse mantinha-se nublado e frio, chegados ao colo apanhamos com o vento de Norte, foi altura de vestir o casacão e atacar a subida para o Mont Rogneux, no colo as marcas passam de vermelho e branco para azul e branco e a placa existente no colo indicava 1h30m para o pico, iniciei a subida com a Xarah embrenhados no nevoeiro, ora vinha ora ia, o trilho decorre pela encosta a Norte numa fase inicial mas depois passa para a encosta Sul onde estava bem mais protegido do vento, por volta dos 2800m comecei a encontrar neve, nunca suficiente para dificultar a progressão, o caminho tem carácter alpino unicamente devido à natureza do terreno porque não tem qualquer dificuldade técnica.
Por volta dos 3000m chego a uma parte plana, deste ponto são só uns 300/400 metros de distância até chegar ao pico e à sua cruz.
Estava muito frio no Mont Rogneux, aguardei um pouco para ver se o nevoeiro se dissipava, 10 minutos depois lá consegui ver algo do que me rodeava, incluindo ali bem perto o Petit Combin. Pouco depois começou a nevar e assim foi até regressar ao Col de Mille, neste colo tinha várias opções para regressar ao local de partida, optei por contornar a encosta no sopé do Mont Rogneux por um trilho sem desníveis até um pequeno lago(2400m) em Plan Sevéreu, acima de Erra d'en Haut, nas redondezas deste pequeno lago deparei-me com uma placa de caminho alpino para o Mont Rogneux que sobe pela encosta Sul, este percurso deve ser recente, as marcas eram relativamente recentes e não aparece nas cartas nem sequer no map geo onde costumamos consultar também os trilhos e está sempre actualizado, foi pena porque se soubesse tinha feito uma volta circular, fica para a próxima.
Do pequeno lago continuo para La Vuardette(2463m) por um trilho que corta a encosta a meio direcção Sul, pouco depois encontrei-me com um enorme grupo de várias raças de ovelhas, sempre curiosas.
Visitei o pico arredondado La Vuardette(2463m) e desci para Erra d'en Haut, posteriormente para Erra d'en Bas e reencontrei o mesmo trilho para regressar ao local de partida terminando assim mais uma boa jornada mesmo ao cair da noite, como tanto gosto.
Vamos aos registos deste dia bem nublado.
 Chandonne

maciço do Mont Blanc ao fundo
em direcção ao Col de Mille

Erra
 Col de Mille

em direcção ao Mont Rogneux
 vista para trás, a cabana de Mille