07-11-2015 Champex-Lac - La Breya - Cab. Orny - Cab du Trient, Mont Blanc Massif, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 11km
subida total: 1700m
descida: 20m
altitude máx: 3170m
altitude min: 1498m
caminhada efectiva: 5h
tipo: linear
track: aqui
O ano de 2015 não podia acabar sem visitarmos o plateau du Trient, essa enorme massa de gelo tinha sido uma das caminhadas mais marcantes do ano passado, aproveitámos mais um belo fim de semana a nível meteorológico para passarmos por lá.
Há fins de semana que é para puxar pelo coiro outros é para pastar a vaca, como foi o caso.
O percurso que escolhemos até à Cabana du Trient é o mesmo que o descrito aqui, umas boas 5h de caminhada para subir os 1800m de desnível em 11km, logo à saída de Champex-Lac encontrámos 2 caminheiros, um deles era de origem portuguesa, acompanhámo-los até ao teleférico(fechado) La Breya(2194m) indo sempre no paleio, eles também tinham um cão, foi uma alegria para a Xarah, fartaram-se de brincar. Chegados a La Breya(2194m) despedimo-nos, trocámos contactos e continuámos a nossa caminhada rumo ao plateau du Trient, neste ponto ainda faltavam 1000m de desnível a vencer mas a partir daqui o trilho fica brutal, uma hora e meia passamos na Cabane de Orny(2826m), a malta que andava na montanha neste fim de semana estava tudo bem disposto, ao passar na Cab. de Orny estava por um lá um simpático casal que iam dormir por lá, a parte invernal é muito maior nesta cabana do que a da Cab. du Trient(3180m).
Estávamos decididos a subir um pouco mais e, se possível, passar a noite na Cab. du Trient, caso a estivesse cheio ou algo do género estávamos tranquilos para descer à Cab. de Orny com os frontais. Passada a Cab. de Orny continuamos a subir, por volta dos 2900m começam a haver acumulações de neve mas nunca dificultaram a progressão, uma hora depois chegávamos à Cab. du Trient(3180m), estavam por lá 3 alpinistas, tratei logo de os ajudar a cortar lenha e começámos logo a confraternizar.
A vista é nossa conhecida mas é sempre um sítio espantoso de se chegar. Se soubéssemos antes, que o local invernal só tem espaço para 8 pessoas provavelmente tínhamos logo ficado na Cab. de Orny(2826m) mas esteve-se bem, chegámos à cabana por volta das 5h15m da tarde, uns 20 minutos antes de cair a escuridão e que bem que se estava, zero vento e vistas desafogadas, não estava muito frio e um bom casaco era suficiente para estar no exterior da cabana, felizmente não chegou mais ninguém depois de nós pelo que passámos por lá a noite os 5 tranquilos, antes de me deitar ainda tive no exterior a tentar fazer algumas exposições manuais mas acima de tudo a apreciar o magnífico céu, estava-se tão bem tendo em conta que estávamos aos 3180m em pleno Novembro, este tempo está todo trocado.
Já a Xarah portou-se lindamente, muito amiga de toda a gente.
Vamos aos registos

Dents du Midi à esquerda
Grand Combin e Mont Vélan
Grand Combin à direita

Grand Combin







glacier d'Orny

Le Pourtalet
uma vez mais o Grand Combin

Cabane d'Orny
e o seu bouquetin em bronze(creio)


Cabane d'Orny




glacier d'Orny

uma mini via ferrata

glacier d'Orny

a Xarah




cores de fim de dia



Aig. du Tour ao centro

plateau du Trient
Cabane du Trient


Aiguilles Dorées à direita



brincadeiras nocturnas

Sem comentários:

Enviar um comentário