11-10-2015 Unter dem Birg - Artelengrat - Tschingellochtighn - Chindbettihn - Chindbettipass - Engstligenalp, Adelboden, Bern, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 16,17km
subida total: 1513m
descida: 1513m
altitude máx: 2695m
altitude min: 1400m
caminhada efectiva: 5h
tipo: circular
track: aqui
Depois de um dia bem cansativo a caminhada deste Domingo previa-se mais calma, dormimos em Unter dem Birg(1400m) na região de Adelboden, onde começamos a caminhada, já bem para lá das 10 da manhã, iniciamos na direcção da cascata Engstligenfalle mas vimos uma placa que assinalava que o caminho que subia para Engstligenalp estava fechado, subimos então para Este, existe o teleférico mas a minha opinião em relação aos teleféricos é conhecida. Embrenhamo-nos na floresta e cerca dos 1800m saímos da linha de árvores, contornamos a encosta e uma hora depois de começarmos a caminhada passava na bifurcação para o Lohnerhutte(2171m) já perto dos 2000m.
Continuamos a seguir as marcas vermelhas e brancas, passamos duas linhas de água e subimos um pouco rumo ao início da aresta Artelengrat, bem interessante esta parte do percurso, caminhamos de frente para o Tschingellochtighn(2659m) onde passo ao lado com 2h30m de caminhada, belo miradouro para o Altels(3629m), Balmhorn(3698m) e o Rinderhorn(3448m) um pouco mais a Sul.
Neste pequeno pico arredondado ficamos mesmo ao lado  do pico que domina esta aresta, a face Este é completamente vertical. Continuo para Sul e percorro a larga aresta até ao Chindbettipass(2623m), aproveitei a proximidade e subi ao Chindbettihn(2691m) situado mesmo ao lado do colo. Feita a visita a este pico desci novamente para o colo e daí para Engstligenalp(1940m) onde flecti para Este para descer pelo mesmo caminho mas a um ritmo bem mais acelerado. Terminava assim mais um belo fim de semana com duas belas caminhadas.
Vamos aos registos



região de Adelboden




Bundihore à esquerda
Vordere Loner
Tschingellochtighn ao centro

Rotstock
Adelboden ao centro
Artelengrat e Tschingellochtighn
Engstligenalp
Tschingellochtighn


Steghorn e Grossstrubel



Tschingellochtighn
Tschingellochtighn
Vordere Loner

Altels e Balmhorn atrás

o Valais ao fundo
Tschingellochtighn

panorama Este
panorama Sul
Entschligegrat

Talliseeli


Chindbettipass
Chindbetthn

Chindbettihn

360 Chindbettihn
panorama Norte

Atels e Balmhorn

panorama Norte
panorama Este



Chindbettipass


a Xarah no refresco


o Tschingellochtighn à direita
Engstligenalp


Engstligenalp

regresso a Unter Dem Birg

Sem comentários:

Enviar um comentário