26-09-2015 Furkapass - Petit Furkahorn, Valais/Uri, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 7,28km
subida total: 586m
descida: 586m
altitude máx: 3026m
altitude min: 2429m
caminhada efectiva: 2h30m
tipo: circular
track: aqui
Nova incursão no Alto Valais, desta feita para subir a um 3000 na região, o Petit Furkahorn, situado na fronteira entre os cantões do Valais e Uri.
Começamos a caminhar num pequeno aglomerado de casas a Este do Furkapass de onde sai o trilho para o Sidelenhutte, seguimo-lo durante escassos minutos e saímos à esquerda por um caminho não marcado, subimos a encosta a Oeste, a neve fresca marcava a paisagem mas não o suficiente para dificultar a progressão, rapidamente nos apercebemos que é uma zona fortíssima em filões de quartzo fumado, são várias as zonas onde é possível ver que andou pessoal por ali à procura dos bicos perfeitos.
Continuando sempre rumo Norte vamos ganhando altitude à medida que nos vamos aproximando da aresta, onde chegamos aos 2814m, a partir daqui o caminho segue sempre por essa mesma aresta jogando com a orografia do terreno no meio de todo aquele caos de pedra, o pico é facilmente identificável desde a aresta e só no pico é que conseguimos ter vista para o "pai" do Valais, o glaciar do Rhône.
Chegamos ao pico com menos de duas horas de caminhada, é perto e muito interessante, estava um óptimo dia, o Sol aquecia bem apesar do frio que estava, por ali estivemos mais de uma hora a apreciar e a identificar a paisagem que nos rodeava, muito bom mesmo, entretanto no Grimselpass começou a formar-se nevoeiro que vinha de Norte e assim que dobrava o colo descia a toda a velocidade rumo a Gletsch, um espetáculo que se manteve até ao fim do dia.
As vistas do Petit Furkahorn vão desde Lauteraarhorn, Finsteraarhorn, Weisshorn, montanhas de Mischabel, Matterhorn a Oeste, região do Uri a Este, o belo Galenstock a Norte e o glaciar do Rhone e finalmente a Sul o cantão do Ticino.
Apreciada a vista iniciámos o regresso seguindo as marcas azuis e brancas até ao ponto 2814m onde saímos para Oeste abandonando o trilho marcado, começamos a descer fora de trilho finalizando assim com uma volta circular. Ao aproximarmo-nos do Furkapass entramos no nevoeiro que fazia o mesmo movimento que no Grimselpass, o nevoeiro formava-se no vale de Realp e assim que passava o Furkapass descia o vale e dissipava-se, algo magnífico de ver, creio que tem a ver com as correntes frias. Pouco tempo depois regressávamos ao local de início deste belo dia. 
Já de carro voltámos a descer o vale de Conches e fomos dormir para o Nufenenpass(2470m).
Vamos aos registos

brutal

montanhas de Mischabel, Weisshorn e Bishorn

local de partida
cantão do Uri





estava brutal o cenário
uau

chegada a aresta
muttenhorner à direita
panorama SE
a estrada do Grimselpass
Lauteraarhorn e atrás o Schrekhorn



Vallée de Conches a O


e é já ali
panorama S
a Xarah

oberaargletscher em evidência e Finsteraarhorn à direita
bouquetin no repouso
Galenstock
Petit Furkahorn
ora aí está! o glaciar do Rhône(Ródano)
panorama S
panorama O
panorama E



Galenstock à esquerda
nós por cá


não me consegui conter nas fotografias



já durante o regresso
o nevoeiro no Grimselpass
dava um efeito
estrondoso!!


e não mais parou
começava a formar-se o nevoeiro a E do Furkapass
fora de trilho

ora aí está
Cantão Uri
Furkapass
o espectáculo no Grimselpass

continuava

se calhar estou a exagerar...
pronto, só mais esta
desde o Nufenenpass(2470m) onde dormimos nesta noite gélida
ao centro um dos picos que iríamos subir no dia a seguir, o Chilchhorn

Sem comentários:

Enviar um comentário